terça-feira, 14 de maio de 2013

Dia 375- Massagem Ayurvédica

Medicina Ayurvédica.
Essa Ciência médica milenar tem a Iridologia, o estudo pela língua, a unha, o corpo (fisiologia) como diagnósticos e os tratamentos são realizados através de: Alimentação ayurvédica (indiana, para equilíbrio dos doshas, depois falo sobre isso aqui), massagem ayurvédica, fitoterapia, respiração, Yoga! São os cinco tipos que usamos para tratar qualquer tipo de enfermidade.

Coloco aqui um texto sobre a massagem que fiz essa semana, para quem mora no Rio, super indico a ANYI (Associação Nacional de Yoga Integral, na Tijuca, com meu amigo que formou- se comigo na Irido, Pablo Galardo) e esse texto extraí do ABRA- Associação Brasileira de Ayurveda, texto de Claudia Dantas Godart.

¨A massagem é uma das ferramentas utilizadas para reequilibrar o indivíduo dentro do tradicional e milenar sistema de cura que é o Ayurveda. Praticado até os dias de hoje na Índia, abhyanga, que em sânscrito significa untar, friccionar com óleo, pode ser aplicado por um ou mais praticantes, em sincronia. Nesta massagem é essencial o uso dos óleos vegetais medicamentosos, geralmente tendo como base o óleo de gergelim.

A massagem ayurvédica aumenta a circulação dos fluidos vitais e as trocas em nível celular, ajudando a remover as toxinas. Em Ayurveda, acredita-se que as dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana (energia vital) nos canais sutis. Com o calor gerado pela fricção na massagem, ocorre a desobstrução destes canais e há a liberação do fluxo energético, aliviando dores e tensões.

Esta massagem atua de modo profundo e abrangente na circulação em geral, seja sangüínea, linfática ou energética. Assim, promove o aumento da circulação periférica nos vasos capilares, o que reduz a pressão arterial e aumenta a oxigenação nos tecidos.

A circulação linfática aumenta em até seis vezes após a massagem. Importantes enzimas que compõem a linfa, como a histaminase, e neurotransmissores, como a serotonina, fundamentais para o relaxamento muscular e nervoso, são liberadas em profusão durante a massagem. A abhyanga nutre os sete dhatus -tecidos, reequilibra os doshas -Vata, Pitta e Kapha, fortalece o sistema imunológico, ajudando o indivíduo a criar resistência e flexibilidade internas para se defender e se adaptar às mudanças e intempéries."

Se tiverem oportunidade, façam! Os benefícios para o corpo são bem visíveis desde a primeira massagem.

Paz e Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.