segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia 332- Reportagens fantásticas!

Ontem o Fantástico mereceu minha atenção em duas reportagens: Sobre a carne consumida no Brasil, que embrulhou- me o estômago e firmou o meu ideal de ¨melhor ficar sem essa¨ e a maravilhosa reportagem da Vila Holandesa, onde só um país de primeiro mundo, com pessoas sensíveis, que sabem respeitar o ser humano, construiria local para trazer dignidade e dias felizes aos portadores de insanidade.

Sobre essa reportagem, leiam, por favor:

¨O Fantástico visitou uma vila holandesa que é, na verdade, a revelação de um SEGREDO MÉDICO. Os bastidores de um revolucionário sistema de tratamento para um dos mais terríveis males que afetam o cérebro: a demência. O corresponde Marcos Losekann contou ao Canal F como foi visitar o local e conviver com os pacientes.

“São pessoas muito boas, muito queridas. A gente não viu nenhuma cena de loucura explícita, de demência explícita. Eles foram gentis com a gente, acharam que nós éramos visitantes e que estávamos lá para fazer uma reportagem sobre qualquer coisa menos sobre eles próprios”, disse o repórter.

A proposta deste lar para pacientes psiquiátricos em Weesp, na periferia de Amsterdam, no interior da Holanda é que os pacientes se sintam em casa.

Os médicos, enfermeiros, os assistentes sociais, agem como se fossem comerciantes ou trabalhadores dos vários estabelecimentos ou ainda simplesmente vizinhos. (OBSERVEM A HUMILDADE DESSAS PESSOAS)

“É emocionante olhar essa reportagem e ver que são pessoas doentes, mas que estão doentes com dignidade. O mais impressionante é imaginar que isso poderia ser feito em qualquer país do mundo, não só a Holanda dito como país desenvolvido e rico. Pode ser feito com simplicidade e pouco dinheiro em qualquer país do planeta onde se queira de fato cuidar dos doentes. Doentes que tem problema mental, que sofrem de demência”, disse.¨


Quem compra essa ideia? Afinal, é também pensar no nosso futuro, não sabemos como será nossa velhice, nem os desígnios do Alto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.