quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dia 584- Constelação Familiar

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Para começar bem o ano, não podemos esperar pelos dias futuros e as surpresas que esperamos que eles tragam. Para começar bem o ano, precisamos nos modificar para que os dias futuros sejam realmente bons.

Observando a mim mesma e aos muitos pacientes que atendo, a bem da verdade, a maioria deles, percebo as marcas geradas pelos relacionamentos com o pai e com a mãe.

Para alcançar o verdadeiro equilíbrio que almejamos, essa tríade tem que estar bem resolvida, senão é certa a repetição do padrão de comportamento que tanto criticamos do genitor e/ ou genitora.

Posso falar disso sem medo, pois também não fujo a regra. Tive e tenho pais maravilhosos, mas esses que me refiro, são meus pais de criação e por mais que gostamos de dizer: ¨Pais são aqueles que criam¨, na Iridologia, por mais amor que tenhamos tido ao sermos criados por outros, sejam tios, avós, desconhecidos, não foram os nossos pais que nos criaram. O corpo físico não recebeu o afeto, o alisamento, a carícia dos que geraram e isso...gera bloqueios.

A grande maioria das pessoas tiveram convívio direto com seus pais- genitores, mas principalmente as gerações mais antigas não tiveram pais afetuosos no toque, no abraço, no aconchego do colo. Filhos de uma época em que para ter respeito, os pais distanciavam- se com receio dos filhos ¨tomarem conta¨! Foi a forma que foram criados e repetiram desse modo, parte dessa criação, gerando insegurança, problemas emocionais e doenças físicas em seus descendentes.

Os pais repetem ações dos nossos avós, que por sua vez repetem ações dos nossos bisavós... nós repetimos as ações dos nossos pais. Criticamos, julgamos e acabamos sendo iguais...

Observem...observem...

Vejam com um olhar sincero, dentro do campo familiar, como coisas realmente parecidas acontecem aos pais e seus filhos, aos seus pais, a você...

Quanto mais tentamos nos dissociar, quanto mais tentamos ser diferentes...nos aproximamos...

Um teólogo alemão, Bert Hellinger, mais tarde quando tornou- se psicanalista, desenvolveu uma técnica chamada: Constelação Familiar.

Eu não vou me aprofundar nela aqui, pois há muito o que dizer. Essa técnica é uma das minhas sugestões de tratamento, quando percebo que algum paciente tem uma relação confusa, dramática, desastrosa com seus antepassados.

O que quero ensinar nesse momento é um exercício que pode ser feito em casa. Vai lhes parecer uma imensa bobagem, até você começar a fazer e perceber como coisas a sua volta, como dentro de você, mudanças profundas começam a tomar forma.

Afirmo: Se não há reconciliação verdadeira quanto o que sente em relação aos seus pais, nada vai para frente. E você começará a ver na sua própria vida, na sua relação com seus filhos, na sua relação com seus cônjuges, as mesmas situações vividas entre você e seus pais e entre seu pai com sua mãe.

A função desse simples exercício é quebrar essa espécie de karma e dar novo rumo e novo caminho ao seu próprio destino.

Coloque uma foto do seu genitor ou genitores ou qualquer outra pessoa que precise se reconciliar.

Todos os dias, faça o movimento de reverência e diga: ¨Eu reverencio Você _________(diga o nome da pessoa ou pessoas), porque sei que fez o melhor que podia fazer por mim, com suas limitações de ser humano e agradeço, porque sei que fez o melhor que podia, o melhor que lhe cabia naqueles momentos.

Sim, no início é bem difícil, mas ao longo do tempo, percebemos que ficamos mais tolerantes, com mais compaixão e ainda que não quiser convivência com tal pessoa (porque a constelação não muda o ser que temos dificuldade, muda o olhar que temos sobre ele (a) ), ao menos, seguimos a vida, sem a mágoa que nos prende o pensamento, sem a mágoa que nos fere, sem a mágoa que nos adoece, sem a dor que nos atrapalha e quebramos o destino de sermos iguais, enfim...

Vida que segue...

Na foto: As irmãs que são minhas mães: Dalci e Ivone e minha avó Alcina. São elas que recebem as minhas reverências.

Amar para sermos amados

Perdoar para sermos perdoados

Compreender para sermos compreendidos

É dando que se recebe...

Paz e Luz pessoinhas que eu amo, Paz e Luz!

Ana Lôbo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.