quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dia 580- Vermelho à moda Caiçara

Domingo é dia de comida especial, não a mais cara, mas a mais gostosa, a mais cheia de afeto para quem mora comigo: Meu consorte!

Mas quando cozinho, sempre vem em mente uma e/ ou outra pessoa, lembro de pessoas queridas que acho que apreciariam fazer a refeição comigo! Ahhh se eu pudesse transportá-las para o meu convívio ao menos naquele instante, nesse momento delicioso de ir para a mesa fartar- se numa refeição feita com a mesma dedicação que escrevo agora...

Para acompanhar: Feijão à moda indiana (carioquinha feito com abóbora e especiarias, bom, muito bom!); salada de rúcula, alface, espinafre, agrião, cenoura e tomate (para ficarmos fortes! ); arroz basmati (o príncipe dos arrozes, é um tipo indiano que tanto passo para meus pacientes, pois ele tem nutrientes do arroz e feijão juntos e ajuda a absorver os nutrientes dos outros alimentos, tem gosto e cheiro forte, mas é bem gostoso!); Quiabo cozido no vapor e passado no guee (para aumentar a absorção dos nutrientes); e a receita do vermelho:

~Ingredientes~

1 peixe inteiro, limpo e sem escamas, de cerca de 600 gramas ( tainha, corvina ou cioba), eu usei vermelho!
1 talo de alho-poró cortado em rodelas
1 cebola pequena cortada em rodelas
1 limão em fatias
2 dentes de alho
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de açafrão em pó
2 colheres de sopa de azeite
½ de maço de salsinha limpo e seco
2 batatas (não usei batata, pois precisava comer o arroz basmati)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

~Modo de fazer~

Na noite anterior, passe o peixe por água corrente e seque-o com um pano limpo. Tempere-o com sal, espalhando por toda a pele e também dentro de sua cavidade. Leve à geladeira coberto por filme plástico até o dia seguinte.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe o peixe por água corrente para tirar o excesso de sal e seque-o. Num pilão ou no mini-processador, coloque o alho, os grão de coentro, o açafrão, a pimenta do reino e o azeite. Bata até que vire uma pasta. Espalhe-a por dentro e por fora do peixe.

Unte levemente o fundo de uma assadeira com azeite. Corte as batatas em rodelas de cerca de 1cm e disponha em uma camada, formando uma "cama" para o peixe. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

Coloque o peixe por cima das batatas. Use metade do alho poró, da cebola, da salsinha e das fatias de limão para rechear o peixe, certificando-se de que estão espalhados por toda a cavidade. Use o restante para espalhar por cima, finalizando com mais um fio de azeite.

Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a carne solte-se facilmente com um garfo.

A fonte: Site M de mulher

Buquê de hortelã para conservar as folhas, para ter sempre à mão, para enfeitar e alegrar a cozinha, para deixá-la com cheiro da erva!

Desejo que cada um tenha um EXCELENTE fim de semana!

Especialmente os que citei hoje, recebam meu abraço, meu afeto em forma de luz com todos os sentimentos de gratidão por todos ensinamentos e bem que me fizeram e me fazem!

Paz e Luz!

Aninha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.