segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dia194- Banzo

(Lonicera caprifolium)

No Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, de 1875, de Joaquim de Macedo Soares, é possível ler a seguinte definição: “banzar: estar pensativo sobre qualquer caso; triste sem saber de quê; sofrer do spleen dos ingleses; tristeza e apatia simultânea; sofrer de nostalgia, como os negros da Costa quando vinham para cá, e ainda depois de cá estarem”.

O que hoje entendemos como sintomas de depressão: febre, apatia, sem vontade de alimentar- se, sono constante, sem forças para o trabalho.

Ainda bem que tenho floral, nesses casos o Honeysuckle, utilizado também para quem está apegado a entes queridos que perderam, apegados a dias felizes (como eu), para os que se sentem incapazes de esquecer experiências infelizes passadas, para os que consideram difícil vencer o luto, para os que se referem constantemente ao passado, para os que perderam o emprego ou falharam nos negócios, para idosos que vivem sozinhos, para os que olham fotografias todo o tempo, para os que dizem que aquele período da vida é que eram felizes ou dizem "Ah, minha juventude¨, para imigrantes, para os presos ao primeiro namorado (é o floral que faz a fila andar!).

O Honeysuckle traz a capacidade para viver no presente, sem ver no passado uma experiência dolorosa, mas sim uma experiência valiosa, que oferece lições para o dia de hoje. A pessoa passa a viver a vida sem mágoa e também o envelhecimento como coisa natural.

Lembrando que os florais de Bach são naturais, qualquer pessoa pode tomar, inclusive crianças, animais e plantas e não causam dependência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.