sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia 158- Qual é o seu tesouro?

Significado de Tesouro:

1. Quantidade vultosa de ouro, prata, pedras de grande valor, ou dinheiro.
2. Lugar onde se guardam preciosidades.
3. Relíquias e objetos de valor existentes em certas iguarias.
4. Literatura. Nome dado a obras de erudição: Tesouro da língua grega.
5. Repartição em que se arrecadam os dinheiros públicos
6. O que é muito precioso ou estimado: a saúde é um tesouro; os netos são o seu tesouro.

Agora a pouco, escutei alguém dizer a palavra- Tesouro. E pus- me a pensar e lembrar qual ou quais são os meus. Percebi que em diferentes idades, eu teria uma variedade de objetos materiais e imateriais, uma lista enorme em que hoje, aos meus 31, por certo eu equacionaria em apenas um: Meu maior tesouro com toda certeza são as pessoas que mais amo nesse mundo- meu marido e meus familiares mais próximos.

Mas essa resposta certamente a maioria das pessoas escolheriam, é o mais óbvio para quem tem uma família normal e sente- se amado (a) neste mundo. Eu perguntava a mim mesma, qual o maior tesouro material que tenho hoje, visto que as resposta nas idades de 5, 12, 18 seriam respectivamente minhas barbies e demais brinquedos; meus amigos e os discos da Legião Urbana; sapatos e roupas.

Eu dava demasiada importância aos objetos e era daquelas que odiava emprestar, aliás muitas vezes até, nem emprestava! 

Dei- me conta então, que das muitas transformações que a Doutrina Espírita fez em mim, foi o DESAPEGO. Hoje? Dar, doar, emprestar são ações que fazem tão parte de mim, que nem mesmo percebo quando as cometo. E que mudança! Minhas pequenas sobrinhas (hoje lindas moçinhas) que o digam, eram determinantemente proibidas de entrarem em meu quarto e mexerem na coleção de anjinhos e qualquer outra coisa que havia lá. Quanta mudança...lembrei também, que não foi só a religião que a causou, mas a chegada de um ser em minha família, a qual nada eu conseguia negar, com sorriso e gestos tão afetuosos conseguia até quebrar o que eu considerava tesouro sem receber bronca por isso, minha sobrinha Sabrina, divisor de águas do meu temperamento ciumento e material ao desapego sem dor.

Do meu tesouro imaterial e familiar, Sabrina é o maior deles, não escondo. Mas amo todos os outros de maneira generosa e dedicada. Mas fico ainda na dúvida em saber qual é mesmo o erário que me cabe hoje, de ordem física?

Não tenho vultosa quantia, não mesmo, o que ganho hoje paga as minhas contas e só, nada me sobra para gastos sem pensar, é tudo na ponta do lápis. Não possuo jóia de alto valor, os objetos de herança, apesar da grande estima, se quebrarem, não sofrerei por eles, os livros que se perdem no caminho através dos empréstimos, fico feliz em saber que alguém quis muito eles a ponto de não devolvê- los; as bonecas, os discos, as roupas e os sapatos são facilmente descartados e foi mesmo difícil encontrar o que para mim hoje é tão valioso a ponto de minha consideração ser um tesouro e possuir toda a minha estima...até que por fim, cheguei a grande conclusão, que deu- me imensa satisfação em perceber que é sim, o meu corpo físico, o meu corpo material, que tenho zelo, que amo e sou grata ao Criador por esse empréstimo e que enquanto for meu, cuidarei como um...tesouro.

Beijos felizes de descoberta,

Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.