quinta-feira, 26 de maio de 2016

Adquirir o perdão também depende da forma que pede-se desculpas


Em um mundo onde todos querem ter razão perdeu-se a capacidade de dizer: Lamento pelo que aconteceu e espero que um dia, você me desculpe.

Ao lamentar-se pelo próprio erro ou de outrem, criamos o meio em que antes de tudo afirmo: Não gostaria que tivesse ocorrido, sinto por ter-lhe causado dor, compartilho de sua dor.

Ao dizer ao outro que compartilha de sua dor, cria-se a simpatia de que entende o que o outro está sentindo.

Desculpar só depende do tempo de quem sofreu a pena ("Quem bate esquece, quem apanha..."). Dizer apenas: "Você me desculpa?" , ué, mas já? Há de se dar tempo para o outro digerir a situação sofrida. Portanto, muito mais respeitoso "espero que um dia". Um dia pode tornar-se segundos depois ou meses ou anos. O fato é que quem decide é quem "apanhou" meus amigos. A dor maior é de quem foi ferido.

Mas andam lá as pessoas tão cheias de orgulho, que ao verem a ferida que causou no outro chegam cheios de defesas e advogam a favor de si mesmos enviando textos sobre perdão e amor e coisas bonitas para provarem que são bons, justos e honestos (e capazes de ferir e vaidosos demais para assumirem seus erros) criando em que foi ferido vergonha inadequada e culpa.

Pensam que são honestos porque pagam suas contas físicas em dia e esquecem de assumir as responsabilidades da conta moral de assumir vossas fraquezas e erros. 

Por um mundo onde exista mais falas: " Mas que bosta hem, que eu e os outros fizemos com você. Fomos bem injustos. Estou tão envergonhada, que ainda estou me perdoando com esta falha, espero que me perdoe antes de mim mesma. Se houver alguma forma que eu possa me reparar..." ou pura e simplesmente: Envie flores, faça um almoço, escreva um cartão, mas não deixe passar. Paguemos as nossas dívidas...

Somente lembre: Não cura dor de ninguém textos prontos dando lição de moral a quem foi-lhe vítima. Nada pior que ser ainda mais desonesto (a), que distorcer os fatos e inverter os lados. 

E mais importante: Ninguém é obrigado a aceitar as desculpas.

Paz e Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.