segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia 269- Alternativas Ecológicas

Gostas de ar puro, de ver tudo limpo, quer que os filhos brinquem na grama, quer praia de areias brancas e limpas, mar azul, rio despoluído para tomar banho e achas que só a prefeitura tem responsabilidade nisso? Pois bem, ainda não consegues separar o lixo, nem ser politicamente correto?

Ajude a natureza fazendo algumas trocas saudáveis pra natureza e por você, de modo que cada um fazendo sua parte, possamos usufruir dos recurso naturais.

1. Não use esponja sintética, use esponja vegetal

2. Ao invés de Chá de saquinho (que nem tem tantas propriedades assim) use infusor de chá, preparado na hora, natural e com propriedades intactas.

3. Leve sua sacola para o supermercado e não use os sacos plásticos de lá (só quando os saquinhos de lixo de casa estiverem perto de acabar). Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio- ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar.

4. Quem puder, no lugar de filtro de café use cafeteira italiana ou os antigos paninhos no lugar do filtro de papel.

5. Use pilhas e baterias recarregáveis

6. Aparelho de depilação com lâmina refil

7. Pratos e copos de cerâmica ou vidro no lugar dos de plástico ou papel (restrinja apenas para dias de festa com muitos convidados).

8. Não troque o celular a todo momento e descarte em postos de coleta. Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia todo mundo tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos. 

9. Valorize o trabalho de cooperativas agrícolas e artesanais. As cooperativas de artesanato são outra boa opção de consumo consciente. Para decorar sua casa, visite lojas especializadas em artesanato regional. Há muitos artistas que trabalham com materiais naturais, reciclados ou reaproveitados, inclusive com a consultoria de designers renomados. Em todo o Brasil, já existem produtores de alimentos orgânicos que, graças à união em cooperativas, conseguem manter uma escala de produção que possibilita a sustentabilidade de suas famílias. Sem agrotóxicos, os alimentos são mais saudáveis para quem consome e também para quem produz.

10. Plante uma árvore ao menos uma vez na vida, pra quem não tem um Jardim Botânico ou quintal ou uma roça, fazenda, não é mais desculpa, inscreva-se em programas como o site ClickÁrvore, que planta árvores com a ajuda dos internautas. Informe-se e aja! 

11. Compre orgânicos! Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura “tradicional”? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de quilos de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo. 

12. Ande menos de carro

13. No hotel, economize toalhas e lençóis Use o bom senso… Você realmente precisa de uma toalha nova todo dia? Você é tão imundo assim? Em hotéis, o hóspede tem a opção de não ter as toalhas trocadas diariamente, para economizar água e energia. Trocar uma vez a cada 3 dias já está de bom tamanho. O mesmo vale para os lençois, a não ser que você mije na cama… 

14. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente. Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente. 

15. Use os dois lados da folha de papel

16.  Vá de escada. Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores. 

Divulgue essa lista!  Envie essa lista por e-mail para seus amigos, divulgue o link do post no seu facebook, reproduza-a livremente, e, quando possível, cite a fonte. O Mude o Mundo agradece, e o planeta também!

Reciclar, reutilizar o máximo possível.

Beijos, Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.