quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dia 157- Como mudar os Hábitos Alimentares

Rap- meu novo vício (Com queijo mussarela, chutney de tomate, milho verde, azeitona recheada e alface crespa)

Sempre fui preocupada com alimentação, mas não sabia como fazê- la corretamente, existia muito equívoco, a intenção era das melhores, mas a força de vontade não era firme, aliado ao fato de morar com os pais que gostam de cozinhar e com a cultura baiana- mineira, era um tanto difícil manter bons hábitos.

Na TV, se em uma hora tal coisa fazia bem, depois a mesma passava a fazer mal e eu ficava a adiar meus planos alimentares; Até que um dia, cansada mesmo de acordar com enxaqueca por causa do vinho ou do licor do dia anterior ou da má alimentação que não mais me caía bem- Mudei. E essa mudança encontrou apoio e criou raízes por conta da prática espírita, como também, o desencarne sem diagnóstico do meu irmão, com o curso de gastronomia saudável e sobretudo com a Iridologia.

Esse papinho todo é para descrever todas as mudanças que fiz para ter uma vida mais  saudável e com qualidade de vida (abro exceção para uma boa carne assada, pizzas e doces aos sábados e domingos, mas sem exageros, até porque o organismo não aceita mais qualquer alimento).

AS Mudanças:

- Inicio o dia, desintoxicando o organismo com um copo de água em jejum, seguido de um copo com água morna e um limão dissolvido nessa água. Espero meia hora e tomo o café da manhã.
- Granola com iogurte natural (3 vezes na semana)
- 2 castanhas por dia (mas agora acrescentei o kit saúde: 1 do pará, 2 de caju, 1 nozes, 4 pistaches, 1 ameixa- para as manhãs)
- O arroz branco passou a ser o integral (É um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro, etc.)
- Feijão (preto ou mulatinho ou branco ou verde) sendo alternado com grão de bico na semana (1 concha de feijão e duas colheres de arroz)
- Farofa de soja (todos os dias, porque eu amo!) e farinha branca no final de semana
- Shimeji todos os dias
- Troquei o sal iodado pelo sal marinho
- Passei a usar azeite no lugar do óleo
- Troquei fritura por assado
- Margarina por manteiga
- Pão integral ou Rap light ou Rap versão integral (mas às vezes, um delicioso pão francês!)
- Queijo é ricota (que eu AMO), mas às vezes um mossarela, como coloquei no rap acima
- Como peixe 3 vezes na semana, frango 2 vezes, Soja 1 vez, carne vermelha 1 vez.
- Verduras e legumes estão TODOS os dias no meu prato
- O cafézinho passou a ser somente uma xicrinha pós o almoço, para cortar o soninho que fico
- As frutas ainda não estão na quantidade ideal (que são ao menos 4 variedades por dia e há vezes que repito a maçã ou a banana), porém compro muita polpa e frutas como maracujá e manga para sucos.
- Como meu marido não gosta do açúcar mascavo, eu fiz uma troca menos radical para o açúcar orgânico (já disponível no mercado e nada difere no gosto e a apresentação do cristal, ideal para aquelas pessoas mais resistentes).
- Leite só fermentado ou desnatado, mas só 3 vezes na semana
- Aveia nas vitaminas de frutas na manhã, porque é energético
- Broto de feijão, uma vez na semana (fonte de vitamina e minerais)
- 1 colher de sopa de linhaça por dia
- 2 colheres de sopa de mel por dia
- 1 colher de sopa de Gersal por dia
- Uma tacinha de suco de uva diariamente
- À noite, tomamos uma sopa ou fazemos um lanche leve
- Chá de maçã ou cidreira ou camomila ou hortelã antes de dormir
- 1 litro de chá de luz do sol por dia
- 1 litros de água todos os dias
Ainda  há  muitos alimentos a serem incluídos, mas essas mudanças citadas acima, o fato de ter deixado de beber qualquer tipo de álcool, desde novembro de 2011e aumentado a ingestão de água, fez uma diferença enorme no meu organismo e no meu bem estar.
Essa mudança VALE MUITO A PENA!


Sejam firmes também nesse propósito e garanto, não irão arrepender- se.

Beijos nutritivos,


Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.