sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia 96- Biodança- A dança da vida

Já ouviram falar em Biodança?

Essa é uma das atividades que faço uma vez por semana. E é uma das melhores terapias que já fiz. Mesmo sem dizer nada, a Biodança traz reflexões variadas e profundas (!) do nosso comportamento diante da vida.

Fiz uma compilação para melhor explicar essa dança:

A biodança (do espanhol biodanza) é um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano baseado em “vivências” (experiências intensas no “aqui e agora”) criadas através de movimentos de dança com músicas selecionadas, e através de situações de encontro não-verbal dentro de um grupo, centradas no olhar e no toque físico.

O “Sistema Biodanza” foi criado nos anos 1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda e se encontra difundido em diversos países.

Apesar de produzir efeitos terapêuticos, a biodança não é uma terapia, um esporte ou uma simples dança. É uma pedagogia da arte de viver, uma poética do reencontro humano e um convite para que se crie uma nova cultura baseada no som da vida. Seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.


As cinco linhas experienciais da biodança são  :
  • vitalidade – vista como fonte e expansão da energia profunda e do impulso existencial;
  • sexualidade– vista amplamente como o desenvolvimento do contato sensível e progressivo natural;
  • criatividade – vista como o desenvolvimento da capacidade de renovação do ser e de renascimento interior;
  • afetividade – tratada como pesquisa e obtenção da nutrição emocional oriunda da expressão afetiva espontânea, com os outros e por extensão com a natureza;
  • transcendência – segundo a evolução da consciência e o desenvolvimento da consciência como ser participante e integrante da harmonia cósmica.
Na primeira vez, é comum estranhar, achamos engraçado, louco, maluquice, perda de tempo, mas percebemos mudanças ainda que pequenas dentro de nós. Os insistentes como eu, curiosos e confiantes que tentam uma segunda vez e uma terceira e assim por diante, compreendem ao final, os objetivos alcançados e a maluquice passa a fazer todo o sentido. É dificil explicar a biodança, mas a alma compreende tudo e mesmo sem saber como, a transformação acontece aqui dentro.

Para os que moram no Rio de Janeiro, há aulas de graça no Centro Espírita Leocádio José Correia. E qualquer pessoa pode fazer, não precisa ser espírita, por exemplo. Vale muito a pena conferir.

Beijos dançantes,

Anna

4 comentários:

  1. Aninha, tudo bom, anjinha?Tenho procurado aqui na "província", como diz VOCÊ, e não tenho achado. Tô começando a achar que você tá certa. Se você souber onde tem aqui, vc me diz? E olha, viciei no blog!Todos dia eu olho, porque a impresão é que você ainda tá aki e daí amortece a saudade,como diz vc.Quando ce vem aki?Já tem face?Me add!Beleza!Adorei a dica do açucar no bolo,já fiz e deu certo enao farei mais de outro geito.Bjaozao.Marcia

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você gosta!Mesmo!Quanto à Biodança, não sei dizer onde tem aí, já fez uma busca no google?Eu só poderei ir depois que terminar o curso!Não tenho face!Rsrsr(todo mundo me pergunta isso!). E fica muito bom o açúcar no bolo né? Crocante e docinho!!!
    Bjo, Márcia. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Sem querer descobri você. Sua imagem me passou uma energia boa. Obrigado viu.

    ResponderExcluir

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.