quarta-feira, 28 de março de 2012

Dia 83- Tintura de Sucupira

Eis na minha mão a famosa TINTURA DE SUCUPIRA!

Cedida para mim gentilmente pelo Pablo, para ajudar a minha sobrinha que está passando por um processo de Artrite. Pablo, muito obrigada!

Segue uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Maranhão: 

As sementes da planta possuem princípios antiinflamatórios e analgésicos úteis no controle de inflamações nas articulações.

 O fitoterápico é indicado para o tratamento de artrite, osteoartrite – conhecida como artrose – e reumatismo. Estas doenças se caracterizam por inflamações nas articulações, principalmente do joelho e dos ombros. Segundo o professor da UFMA, Florentino Assenço, a artrite e a artrose podem ser provocadas por um desgaste natural das articulações devido à própria estrutura do osso e às alterações no líquido sinovial, ou pela realização de atividades físicas de impacto por um longo período de tempo.

Estas doenças são mais comuns em atletas e em pessoas idosas. “Elas ocorrem com frequência em idosos, mas a incidência, comparada com outras enfermidades, não é tão grande”, explica o educador físico. Para prevenir a doença, Florentino recomenda que se evite praticar atividades físicas de alto impacto e que as atividades sejam praticadas em terrenos macios como terra e grama, e que a intensidade dessas atividades seja dosada e que se utilizem calçados apropriados.


O controle da artrite, artrose e reumatismo pode ser feito por meio de fisioterapia, tratamento com analgésicos e antiinflamatórios químicos ou com medicamentos naturais, como a
Tintura de Sucupira. Este fitoterápico surgiu a partir de informações populares sobre as propriedades analgésicas das sementes da Bavichia vergilioides, nome científico da planta.  A produção da tintura é preparada por meio da infusão das sementes em álcool vegetal durante 15 dias.

A matéria-prima utilizada para a produção do medicamento, em sua maioria, é colhida das várias hortas medicinais implantadas em todo o Maranhão, como parte do Projeto de Fitoterapia. Uma dessas hortas se localiza no campus da UFMA, ao lado do Herbário Ático Seabra, onde a coordenadora do Programa presta atendimento à comunidade.


Perfil do pesquisador:


Florentino Assenço possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Ele é doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador do Laboratório de Avaliação e Reabilitação Psico-motriz e orgânica (Larepo) no Núcleo de Esportes da UFMA. Suas áreas de pesquisa são: atividade física; respostas fisiológicas ao exercício físico e ao treinamento; saúde e qualidade de vida.


Terezinha Rego possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão e é livre docente pela Universidade de São Paulo. Atualmente coordena o Programa de Fitoterapia da UFMA. Atua nas seguintes áreas: fitoterapia; hortas medicinais; medicina popular; pré-amazônia; etnobotânica e espécies medicinais.
 

Lugar: ASCOM UFMA
Fonte: Seane Melo
Notícia alterada em: 22/01/2009 16h00

Fonte dessa matéria:  http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=5102

Essa é uma alternativa que tem funcionado com muitas pessoas que conheço, espero que minha sobrinha também seja beneficiada e também outras pessoas que estejam lendo esse post, que sofrem com isso ou tenham um parente ou ainda um conhecido.

Luz, Sorte e Bênçãos para todos nós ,
Que Assim Seja!

Anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.