quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia 24- Livros da minha infância!

Ah! Eu fui uma criancinha curiosa (ainda sou) e por conta disso, tornei-me uma viciada em livros!Talvez também pelo fato de ser muito tímida e procurar sempre ficar sozinha, o livro, companheiro inseparável tornou- se meu melhor amigo e eu viajava durante a leitura, podia cair vaso perto de mim, que eu não via, nem ouvia e isso aconteceu de fato!
Parecia que eu estava dentro do livro e a minha ânsia de descobrir tudo que iria acontecer fazia-me terminá-los em poucos dias e muitas vezes em um dia.
Até hoje, tenho um hábito de reler todos os meus livros, mesmo que já tenha gravado todas as cenas, mas quero reviver a emoção que senti ao ler aquelas páginas e as lições deixadas por elas.
Fiz uma viagem no tempo e reuni os livros que marcaram a minha infância e também minha adolescência em ordem cronológica. O critério para essa escolha foi sobretudo livros que desejo que meus sobrinhos e os filhos que quero ter, leiam, não por serem os mais cultos, mas por serem a leitura mais saborosa da minha vida.
Tudo começou assim, eu ainda não sabia ler, mas gostava de ver as imagens dos quadrinhos da Moranguinho, depois veio a Turma da Mônica. 
Depois o primeiro livro: A fada que tinha idéias, começa aí a minha paixão por leituras e por fadas! Além do que a aquarela desse livro, não se vê mais, uma pena!
Godó- Estava na primeira série, um garotinho sofrido, um livro sensível, lindo!
Observando que eu gostava mesmo de ler, meu irmão apresentou-me a fantástica Série Vagalume, o primeiro livro: A ilha perdida, que li tão rapidamente, que ele fez-me uma sabatina, pois pensou que eu houvesse pulado páginas!rsrsr! Depois desse devorei toda a série vagalume, destaque para O caso da borboleta Atíria, que é para mim, o melhor, livro inteligente, surpreendente e muito bem escrito.
Quinta série: Um girassol na janela, linda história, cheia de valores, despertava-me múltiplas emoções, eu chorei e sorri muitas vezes.
Márcia Kupstas e Pedro Bandeira são os destaques pra geração de 80 e acredito que para as novas gerações, li muitos deles, mas começou mesmo com os maravilhosos: Crescer é perigoso e A droga do amor, da turma dos Karas (quem não queria ser um deles?!)



Adorava um romance. Esse se passava em Americana- SP, eu já tinha 13 e foi o melhor da sétima série.

Recordar esses livros é recordar a minha infância, recheada de fantasias, mistérios, alegrias, romances...livros que formaram o meu caráter e faz-me lembrar que fui muito feliz. Sim, eu fui!

"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."
(Bill Gates)

Beijos literários!
Anna

4 comentários:

  1. Esse mês dei 3 livros para Amanda! Ela gostou muito! Na primeira semana me pedia pra eu ler pra ela todo dia! E me surpreendi ao ver que ela gostou de poesia. Ela achou as rimas engraçadas. Hoje até brinca de falar palavras que rimam...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu decidi que este ano, o presente de Natal dos sobrinhos seriam livros! Alguém tem que incentivar!rsrssr!E estava hoje pesquisando na net, quais títulos para cada faixa etária, visto que com exceção de Sabri, ainda não leem; vi livros de poesias, mas achei que criança não se interessa e olha pra minha surpresa, você veio com essa ideia!Poesia então para eles!Quando puder, diga-me o título do livro que você a presenteou tá?!Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Comprei "O distraído sabido" de Ana Maria Machado, esse é muito bom pra idade de Amanda, porque é pequeno. Eu gostei muito, essa autora é muito boa!

    O de poesia chama "Bem-te-vi e outras poesias", mas nem sei se esse é vendido, foi distribuído pelo Itaú...

    O outro chama "Mãos de vento e olhos de dentro". A história é bem legal, mas é bem grande, talvez seja bom pra Sabrina.

    ResponderExcluir
  4. A Ana Maria Machado é muito boa mesmo!Acabei por comprar brinquedos, mas no aniversário de cada um daqui pra frente começarei a dar livros!Fazemos bem!

    ResponderExcluir

Fico feliz em ter me visitado, obrigada pelo comentário!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.