quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dia 590- Bem receber!

Quando uma amiga liga dizendo que não está bem, um pouco de amor, doce e afeto sempre caem bem!

Basta um ombro, dois ouvidos para bem ouvir, olhos atentos, celular desligado e o telefone da casa também!

Correr para fazer um bolo e um chá de cidreira, conheço cá o gosto dos meus e isso lhe faz bem!

E quando o cheiro da erva do chá e o cheiro da banana com a canela se misturam é terapêutico!

Algumas gotas de florais no copo e a frase: Pode falar tenho todo o tempo para ti.

E ela acaba de sair dizendo:

¨- Estou me sentindo outra pessoa, bem melhor¨

E eu também!

Missão cumprida! ;)




¨O magnésio, a vitamina B6 e o aminoácido triptofano – no qual a banana é uma excelente fonte - são fundamentais para a produção de neurotransmissores, como a serotonina, que confere bom humor e tranqüilidade. Por isso, a banana pode ser uma aliada contra a TPM, tendência a tristeza e processos depressivos. Ajudará, inclusive, no combate à insônia.¨

A canela além do sabor adocicado, do cheiro que inebria e conforta e de inúmeras outras propriedades é um remédio caseiro para eliminar dores de cabeça e enxaqueca!

Queria fazer isso por cada uma das minhas amigas que estão longe...


Dia 589- Suco de pêra para desintoxicar!

Para retirar as toxinas pós festas de fim de ano; Para regenerar a pele pós processo alérgico e brotoejas do calor; Para cabelos mais sedosos e unhas mais fortes:

Delicioso suco de pêra!

Esse fiz com 3 pêras pequenas, uma colher de sopa de açúcar demerara, 300 ml de água.

Nesse verão, apreciem os sucos das mais diferentes frutas, de modo a ter todos os benefícios e o maior número de vitaminas.

Para facilitar, eleja a cada semana, três frutas e use na forma que mais gostar, na semana seguinte outras três diferentes da semana anterior. Fazendo assim, não corre o risco de jogar fruta fora (por ter só escolhido a sua preferida) e seu organismo terá acesso a todas as vitaminas!

Deliciem- se!

Dia 588- Material Escolar

E fui eu renovar meu material ¨escolar¨, oh sim! Meu material de estudar!!

Pois desde lá, os tempos mais remotos do jardim 2, meu material escolar era fofo e organizado, senão não consigo fazer nada!

Comprei canetinhas coloridas para manter meu vício onde mais nunca é muito!

Caderno para anotar a vida de vocês, o que vejo em vossos olhinhos, histórico de vida, o que conversamos no telefone, as informações que vocês me passam, mesmo naquelas conversas inocentes que me dizem só um oi! Os dias que se sentem tristes e dizem as coisas por aqui, aí eu coloco a data e o que ocorreu. Ahhh vocês acham que fico por aqui só de brincadeira iá iá?!! #Sóquenão!

Envelopinhos, papel fichário, classificadores, comprei tudo que tinha se acabado! E eu fico danada de feliz com o cheiro das coisinhas novas, as cores das canetinhas, adoro, adoro...

Agora tenho cá de trabalhar, tem gente de monte esperando laudo!

Paz e Bem! Muita!

Dia 587- Rainha do Mar

Odoiá minha mãe,

Odoiá, odoiá, Iemanjá,

Rainha das Ondas, sereia do mar.

Como é belo seu canto, senhora!

Quem escuta chora, mãe das águas,

Do oceano, soberana das águas.

Dê-me sucesso, progresso e vitória.

Abra meus caminhos no amor e cuide de mim.

Que as águas sagradas do oceano lavem minha alma e meu ser.

Abençoe, mãe, minha família e meus amigos.

Permita que o amor seja nossa maior fonte de energia.

Sou suas águas, suas ondas, e a senhora cuida dos meus caminhos.

Iemanjá, em seu poder eu confio.

Abençoe todos aqueles que amo e que prezo, sobretudo aqueles que contribuíram para o meu crescimento, que me ensinaram seja através de suas dores, dos seus amores, das suas ações, das suas provações e da sua fé.

De todo meu coração, que CADA UM DE VOCÊS recebam luz azul protetora e amorosa por todo 2014.


Na foto: 
A ceia ofertada para a Rainha do Mar: Louro, lentilhas, uva, porco (criado pelo meu pai) assado (que dó! Rs! Mas devo assumir, deliciosamente preparado por minha mamãe), bolo absurdamente bom de chocolate feito por minha irmã. Minhas obrigações ontem foram apenas passar sal grosso na casa (para limpar todos as energias), colocar flores, borrifar alfazema. Quem não fez e simpatiza com tais ideias, bom fazer, mal não faz, aliás, só bem faz! Fizemos evangelho antes da ceia!






 

Ana

Dia 586- Irisdiagnóstico como lição e vice versa

O pai foi assassinado, a mãe cometeu suicídio, ela mesma teve câncer na infância e ficou muito tempo carequinha, meningite na adolescência, HIV na idade adulta.

Tem pouquíssimos anéis de estresse, sorri o tempo todo e é o olho mais limpo que já vi.

Super conformada e total fé em Deus.

Ela vem e me diz: ¨Cada coisa não foi fácil, mas Ele quis assim, mas me abençoa todos os dias¨.

E eu fiquei um tempão olhando para ela...

E era preu estar na cama e estou agora um tempão olhando para esse olho...

Encantada...fascinada...

Ahhh esses correntes, como são lindos...

evoluídos...

amadurecidos...

A música que saiu para ela:

http://www.youtube.com/watch?v=8BUKwRDvzTY

Vou mesmo dormir agora!

Paz e Luz e fé como essa!

Dia 585- Chai

E para finalizar a noite: Um chai!

Um autêntico chai indiano, para equilibrar meu dosha, para trazer o conforto quentinho, como uma abraço bom nesse fim de noite!

Paz e Bem!

Dia 584- Constelação Familiar

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Para começar bem o ano, não podemos esperar pelos dias futuros e as surpresas que esperamos que eles tragam. Para começar bem o ano, precisamos nos modificar para que os dias futuros sejam realmente bons.

Observando a mim mesma e aos muitos pacientes que atendo, a bem da verdade, a maioria deles, percebo as marcas geradas pelos relacionamentos com o pai e com a mãe.

Para alcançar o verdadeiro equilíbrio que almejamos, essa tríade tem que estar bem resolvida, senão é certa a repetição do padrão de comportamento que tanto criticamos do genitor e/ ou genitora.

Posso falar disso sem medo, pois também não fujo a regra. Tive e tenho pais maravilhosos, mas esses que me refiro, são meus pais de criação e por mais que gostamos de dizer: ¨Pais são aqueles que criam¨, na Iridologia, por mais amor que tenhamos tido ao sermos criados por outros, sejam tios, avós, desconhecidos, não foram os nossos pais que nos criaram. O corpo físico não recebeu o afeto, o alisamento, a carícia dos que geraram e isso...gera bloqueios.

A grande maioria das pessoas tiveram convívio direto com seus pais- genitores, mas principalmente as gerações mais antigas não tiveram pais afetuosos no toque, no abraço, no aconchego do colo. Filhos de uma época em que para ter respeito, os pais distanciavam- se com receio dos filhos ¨tomarem conta¨! Foi a forma que foram criados e repetiram desse modo, parte dessa criação, gerando insegurança, problemas emocionais e doenças físicas em seus descendentes.

Os pais repetem ações dos nossos avós, que por sua vez repetem ações dos nossos bisavós... nós repetimos as ações dos nossos pais. Criticamos, julgamos e acabamos sendo iguais...

Observem...observem...

Vejam com um olhar sincero, dentro do campo familiar, como coisas realmente parecidas acontecem aos pais e seus filhos, aos seus pais, a você...

Quanto mais tentamos nos dissociar, quanto mais tentamos ser diferentes...nos aproximamos...

Um teólogo alemão, Bert Hellinger, mais tarde quando tornou- se psicanalista, desenvolveu uma técnica chamada: Constelação Familiar.

Eu não vou me aprofundar nela aqui, pois há muito o que dizer. Essa técnica é uma das minhas sugestões de tratamento, quando percebo que algum paciente tem uma relação confusa, dramática, desastrosa com seus antepassados.

O que quero ensinar nesse momento é um exercício que pode ser feito em casa. Vai lhes parecer uma imensa bobagem, até você começar a fazer e perceber como coisas a sua volta, como dentro de você, mudanças profundas começam a tomar forma.

Afirmo: Se não há reconciliação verdadeira quanto o que sente em relação aos seus pais, nada vai para frente. E você começará a ver na sua própria vida, na sua relação com seus filhos, na sua relação com seus cônjuges, as mesmas situações vividas entre você e seus pais e entre seu pai com sua mãe.

A função desse simples exercício é quebrar essa espécie de karma e dar novo rumo e novo caminho ao seu próprio destino.

Coloque uma foto do seu genitor ou genitores ou qualquer outra pessoa que precise se reconciliar.

Todos os dias, faça o movimento de reverência e diga: ¨Eu reverencio Você _________(diga o nome da pessoa ou pessoas), porque sei que fez o melhor que podia fazer por mim, com suas limitações de ser humano e agradeço, porque sei que fez o melhor que podia, o melhor que lhe cabia naqueles momentos.

Sim, no início é bem difícil, mas ao longo do tempo, percebemos que ficamos mais tolerantes, com mais compaixão e ainda que não quiser convivência com tal pessoa (porque a constelação não muda o ser que temos dificuldade, muda o olhar que temos sobre ele (a) ), ao menos, seguimos a vida, sem a mágoa que nos prende o pensamento, sem a mágoa que nos fere, sem a mágoa que nos adoece, sem a dor que nos atrapalha e quebramos o destino de sermos iguais, enfim...

Vida que segue...

Na foto: As irmãs que são minhas mães: Dalci e Ivone e minha avó Alcina. São elas que recebem as minhas reverências.

Amar para sermos amados

Perdoar para sermos perdoados

Compreender para sermos compreendidos

É dando que se recebe...

Paz e Luz pessoinhas que eu amo, Paz e Luz!

Ana Lôbo Lima

Dia 583- Balanço de 2013

BALANÇO DE 2013

Eu tenho uma natureza muito dispersa e cuido dela com rédeas muito curtas!

Há quem me diz, perdão, devo assumir isso: TODOS que convivem comigo, meus facilitadores de Biodanza, meus colegas de Biodanza, meu marido, minha mestra Reikiana, me dizem: ¨É muito rígida com você mesma¨.

E eu tento, eu tomo floral, amenizo, mas é tão meu...está lá nos meus olhinhos, essa marca que não me some!

Gente de gêmeos é 8 ou 80, ou faz tudo ou faz nada! E se eu deixar esse signo de ar me reger...faço nada!!

Amenizado pela disciplina e organização de virgem, meu ascendente, eu procuro cumprir metas que imponho a mim todo início de ano e desse modo, nesse 2013:

- Formei- me no Reiki nível 2, assim pude dar à distância, energia reiki aos meus parentes e amigos e pessoas que solicitaram.

- Fiz 33 receitas novas, uma delas foi um desastre: Pão dukan sem máquina, mas fiz sucesso com as outras 32

- Li 50 livros e indico: Um chapéu para viagem, de Zelia Gattai; A cidade do sol de Khaled Hosseini e Kardec de Marcel Souto Maior.

- Assisti 115 filmes, 3 peças teatrais (muito pouco), 3 shows, 2 concertos, 1 sarau (quando digo que não tenho tempo de saber, tomar conta e falar mal da vida alheia é por conta disso!)

- Apesar do tempo curto, dou atenção aos meus amigos e passo muito tempo com eles no telefone, ouvindo sua vida, seus casos, rindo e chorando com eles, incentivando, sendo incentivada. O que seria de minha vida sem Luana, sem Fernanda Marcacini, sem Crislane, sem Silene, sem Tais Andrade, sem Beatriz Câmara, sem Rui, sem minha mãe Ivone, sem minha irmã Inês, sem dr. Paulo, sem Pablo, sem meu Beto?!

- Conheci 59 espaços novos

- Dei 6 palestras

- Estou dando aula para a minha segunda turma de Iridologia

- Mudei de casa

- Reformei eu mesma, 4 móveis

- Cuido de mim, de quem mora comigo e de 133 pacientes que viram filhos, que cuido, dou atenção, converso, alguns até toda semana!

- Faço Biodanza uma vez na semana (às vezes falto!), massagem uma vez por semana, acupuntura algumas vezes, terapia com psicólogo uma vez por semana, esse ano fiz tratamento de alinhamento energético, cromoterapia, caminhada na orla, jogo paciência todo santo dia,escrevi 302 textos, dou atendimento voluntário de Irido toda semana no Centro espírita para os funcionários da casa, assisto doutrinária uma vez na semana, faço Evangelho no Lar toda segunda e essas são as minhas maneiras de encontrar equilíbrio e paz para bem atender!

- Conheci pessoas: Edna, Cassio, Nathalia, Andre, Julia, Elizabeth, Geraldo, Tereza que apaixonei- me perdidamente!

- Conheci parentes que parecem nunca terem sido separados de mim, conversamos com tanta liberdade e a afinidade foi tão imediata, que parece que vivemos há anos todos juntos! Esses parentes, nem imaginam, o tamanho bem que me fazem e como agradeço por tê- los em minha vida, presentes de Deus!

- Passei também a ter mais aproximação e a conviver com primas que conheço toda vida, mas só agora nos conhecemos de verdade!

- Tem gente que me emociona todos os dias, como Aline Leal e muita gente boa que tenho por aqui!

- Fiz laudo de pessoas tão incríveis, que parecem anjos!

- Senti muita emoção ao me deparar com as mais variadas histórias escritas em muitos olhinhos e aprendi com cada um...

- Tenho cá as vacinas em dia, as roupas passadas, a casa limpa e tudo no seu lugar

Também tenho dias de: Hoje não faço nada! Fico com um livro na cama e passo tempo a folhear página por página.

Nada é feito de má vontade, só faço o que bem quero, respeito meus limites, imponho- me as metas de modo a não passar pela vida e perceber que nada fiz, NOT, Deus me livre!

Quero aproveitar antes de ser mamã e depois uma anciã sábia! rsrs!

Deus, obrigada por ter dado conta de mim, das minhas ranzizices, dos meus enfrentamentos, das minhas emoções e grata, muito grata por todas as compensações!

Foto: eu no ano passado, porque me apeteceu colocar essa, ora pois!

Dia 582- Irisdiagnóstico, novos valores

A partir de hoje até o dia 1 de janeiro dou- me folgas! Por razão justa: Total atenção aos meus devotados pais, minha irmãe e meus sobrinhos- filhos que vieram passar as celebrações comigo!

Dia 2 de janeiro em diante volto a atender e fazer os laudos daqueles que estão fazendo revisão e também de quem inicia um ano com check- up completo!

A Iridologia é a Ciência que trata do organismo como um todo: Corpo físico e emocional. Levando em conta todos os fatos que ocorreram em suas vidas, desde a mais tenra infância até a sua fase madura.

Esse processo é orgânico, uma vez que vejo como está o funcionamento de cada órgão do seu corpo, mas é também, um processo de autoconhecimento e de PERTENCIMENTO. Saber finalmente o que é seu e o que é que jogam para você.

Você vai descobrir se é teimoso de verdade ou é quem fala! Rs!

Mas vejam lá, vejam lá com uma ajuda de uma lanterninha, coloque- a na lateral do olho e vá ver na frente do espelho, se há: Linhas brancas ao redor da pupila como na foto 1; Se na borda da íris tem um círculo branco, como na foto 2; Se tem pintinhas como na foto 3; Se próximo à pupila está com coloração mais clara ou mais escura que o resto da íris como na foto 4; Se tem aberturas na fibra da íris como na foto 5 e se há pontinhos brancos, como pérolas na borda da íris.

Essas marcas, precisamos conversar!

Se não mora no Rio, o atendimento pode ser feito com envio de fotos.

Faça assim:

Peça ajuda para uma outra pessoa e peça para ficar de frente para você e em pé.

Depois tape com uma mão, um dos olhos.

Tire a foto da íris que não está tapada (óbvio!), o mais próximo possível.

Você pode usar a função macro da sua câmara (a florzinha) que te permitirá aproximar sem perder o foco.

Agora tire da outra íris. Preciso das duas. A esquerda tem todos os órgãos desse lado, bem como é tudo que recebeu geneticamente da sua mãe e mostra como é sua relação com ela e o quanto essa relação é saudável ou lhes afeta. Assim é com a direita (o lado paterno).

Se a coloração da íris for marrom, castanho escuro, preto terá que colocar uma lanterna na lateral do olho, de modo a clarear as marcas para mim.

Cada laudo constará:

Orgânico: Mostra como está cada órgão, o sistema linfático, o sistema circulatório, se há formação de alguma tumoração, se há alguma predisposição genética para alguma doença. Feito essa análise, eu vejo quais vitaminas e minerais que estão em baixa ou em falta no seu organismo e envio uma lista de alimentos e receitas, onde irá encontrar eles.

O comportamental: Mostra as qualidades, os defeitos, o padrão de comportamento, que irá apontar se há um trauma ou qualquer outra coisa que esteja gerando alguma patologia em você. Juntamente com o laudo comportamental, envio os florais de Bach para curar as características que irão aparecer.

O atendimento presencial custa R$ 220,00 correspondente à duas consultas: Uma para fazer o exame, outra para a entrega do laudo. Eu atendo no Instituto de Yoga na Tijuca e no Equilíbrio da Essência, em Copacabana.

O atendimento pela internet custa R$ 120,00, preciso de um telefone fixo ou tel TIM ou Oi ou Skype para que possamos conversar sobre o laudo, preencher a ficha de anamnese e um e-mail para envio dos laudos!

Qualquer dúvida, fiquem à vontade, perguntem!

E que a Iridologia seja o seu início de uma caminho pleno de Paz e Luz! O início de uma vida de acordo com seu coração, com sua programação original e como sempre quis viver...

Ana Lôbo Lima
(Iridologista, Organizadora e Professora do Curso de Iridologia do Equilíbrio da Essência do Rio de Janeiro, Practitioner e Terapeuta Floral de Bach, Reikiana)
CBO 3221- 25/ Registro 3.054
E- mail: ana.alslima@gmail.com
Tels: (21) 3049- 7445 ou 98023-9406

Dia 581- Bolo de chocolate e presente!

Teste à minha resistência!

Bolo de chocolate que fiz para meu consorte!

Mas quero mostrar o carinho na forma de flor, da minha aluna fofa: Nanda.

Nanda, os botões estão maiores e daqui a pouco ficará ainda mais florida!

Que Deus te abençoe e que Maria te envolva num manto protetor e toda a sua família também!

Enquanto fazia a cobertura de brigadeiro, enviei pensamentos doces ao meu doce casal Mari & Lis! Bjo imenso, meninas lindas!

E que a perseverança seja característica de todos nós que sonha e deseja o bem!

Paz e Luz!

Aninha

Dia 580- Vermelho à moda Caiçara

Domingo é dia de comida especial, não a mais cara, mas a mais gostosa, a mais cheia de afeto para quem mora comigo: Meu consorte!

Mas quando cozinho, sempre vem em mente uma e/ ou outra pessoa, lembro de pessoas queridas que acho que apreciariam fazer a refeição comigo! Ahhh se eu pudesse transportá-las para o meu convívio ao menos naquele instante, nesse momento delicioso de ir para a mesa fartar- se numa refeição feita com a mesma dedicação que escrevo agora...

Para acompanhar: Feijão à moda indiana (carioquinha feito com abóbora e especiarias, bom, muito bom!); salada de rúcula, alface, espinafre, agrião, cenoura e tomate (para ficarmos fortes! ); arroz basmati (o príncipe dos arrozes, é um tipo indiano que tanto passo para meus pacientes, pois ele tem nutrientes do arroz e feijão juntos e ajuda a absorver os nutrientes dos outros alimentos, tem gosto e cheiro forte, mas é bem gostoso!); Quiabo cozido no vapor e passado no guee (para aumentar a absorção dos nutrientes); e a receita do vermelho:

~Ingredientes~

1 peixe inteiro, limpo e sem escamas, de cerca de 600 gramas ( tainha, corvina ou cioba), eu usei vermelho!
1 talo de alho-poró cortado em rodelas
1 cebola pequena cortada em rodelas
1 limão em fatias
2 dentes de alho
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de açafrão em pó
2 colheres de sopa de azeite
½ de maço de salsinha limpo e seco
2 batatas (não usei batata, pois precisava comer o arroz basmati)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

~Modo de fazer~

Na noite anterior, passe o peixe por água corrente e seque-o com um pano limpo. Tempere-o com sal, espalhando por toda a pele e também dentro de sua cavidade. Leve à geladeira coberto por filme plástico até o dia seguinte.

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Passe o peixe por água corrente para tirar o excesso de sal e seque-o. Num pilão ou no mini-processador, coloque o alho, os grão de coentro, o açafrão, a pimenta do reino e o azeite. Bata até que vire uma pasta. Espalhe-a por dentro e por fora do peixe.

Unte levemente o fundo de uma assadeira com azeite. Corte as batatas em rodelas de cerca de 1cm e disponha em uma camada, formando uma "cama" para o peixe. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.

Coloque o peixe por cima das batatas. Use metade do alho poró, da cebola, da salsinha e das fatias de limão para rechear o peixe, certificando-se de que estão espalhados por toda a cavidade. Use o restante para espalhar por cima, finalizando com mais um fio de azeite.

Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que a carne solte-se facilmente com um garfo.

A fonte: Site M de mulher

Buquê de hortelã para conservar as folhas, para ter sempre à mão, para enfeitar e alegrar a cozinha, para deixá-la com cheiro da erva!

Desejo que cada um tenha um EXCELENTE fim de semana!

Especialmente os que citei hoje, recebam meu abraço, meu afeto em forma de luz com todos os sentimentos de gratidão por todos ensinamentos e bem que me fizeram e me fazem!

Paz e Luz!

Aninha

Dia 579- Quibe de Abóbora

Quibe de abóbora! Delicinha do dia!

1 colher de chá de guee, 100 g de trigo para quibe, 300g de abóbora japonesa, 1 alho poró cortado em fatias finas, 1 colher de chá de páprica picante, 1 colher de chá de cúrcuma (açafrão da terra), 1 colher de chá de cominho em pó, 1 colher de chá de sal marinho, 1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado, coentro fresco picadinho.

Deixe o trigo para quibe de molho em dois copos de água morna por quinze minutos.
Cozinhe a abóbora no vapor também por quinze minutos, bata- a no liquidificador e reserve.
Em uma panela, esquente o guee, coloque o gengibre e refogue.
Adicione os temperos em pó e o alho poró, refogando- o até ficar bem dourado.
Junte a abóbora e acrescente o sal.
Misture tudo com a farinha do quibe e com o coentro.
Coloque em uma assadeira untada com guee.
Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por vinte e cinco minutos.
Sirva morno!

Deliciem- se!

Excelente prato para quem está desintoxicando o organismo, como eu! Ou para quem está de dieta! Ou para quem aprecia fazer coisas diferentes na cozinha e experimentar sabores novos! E para quem gosta de coisas saudáveis!!

Bon Appétit!

Fonte: O sabor da harmonia, da autora Laura Pires.

Dia 578- Dinacharya

Dinacharya

¨É o nome que a Ayurveda dá à prática consciente de nossa rotina diária. Rituais que deveriam ser feitos todos os dias para fortalecer e desintoxicar o corpo e a mente, aumentar o prana (energia vital) para promover saúde e prevenir futuros desequilíbrios orgânicos e energéticos. Assim, repetindo estas ações diariamente, adquirimos um hábito que nos trará benefício.¨

Eu pratico há mais de dois anos e divido com vocês novamente, dois desses hábitos essenciais:

Ao acordar, a primeira coisa que deve ser feita antes de qualquer outra ação é reverenciar o dia, agradecendo o fato de estar vivo, desejando bom dia para quem você convive e dizendo bom dia para o planeta que mora e todas as coisas que há nele. Depois abrir um texto sagrado, no meu caso, abro o Evangelho Segundo o Espiritismo e leio em voz alta um trecho, agradeço o ensinamento e aplico no meu dia.

A outra coisa é esse aparelhinho. Muita gente acha que é invenção de uma baiana, mas na verdade esse aparelho faz parte dos hábitos indianos há milénios!

Vocês vêem no mercado em material plástico (que não tira quase nada!), mas esse...faz toda a diferença! E quando se começa a usar, você se pergunta, como ficou anos de sua vida, com a boca tão imunda, porque não há escova de dente que faça um serviço como esse.

Esse meu veio da Índia. No Brasil, você encontra em casas de produtos naturais, de artigos indianos, em centros de Yoga e produtos de odontologia.

Esse hábito de raspar a língua deve ser feita depois da oração, seguido da escovação dos dentes e de uma nova raspagem depois do enxague.

Uma língua saudável tem uma coloração rosada ou levemente avermelhada, enquanto que uma língua que não foi bem higienizada tem uma película branca ou misturada aos mais variados tons como o castanho claro e isso muda de acordo com o que o paciente se alimenta.

Olhe lá a sua língua no espelho! Está rosinha?! Você faz sua higiene direitinho?! Compare com a foto e veja como a língua deve ficar!

A depender do modo que escove, as escovas ajudam a espalhar ainda mais a sujeira e as bactérias, por essa razão esse aparelho é mais que necessário.

Você não quer engolir porcaria e adoecer, quer?

Cuidem- se!




Dia 577= O Lassi


O lassi

¨ Em Mumbai, assim como no restante da Índia, os indianos recebem o leite fresco em casa todo dia de manhã. É muito interessante porque são feitas muitas coisas a partir desse leite: Primeiro eles o fervem, separando o creme; então uma parte é utilizada como leite, e outra para se fazer manteiga, o ghee (manteiga clarificada), o “curd” (yougurt), o paneer (um tipo de ricota) e o “butter milk”. Tudo caseiro, saudável, e uma delícia! Esse “ritual do leite” é imprescindível para uma família indiana e é algo muito típico de sua cultura. A partir do “curd” é feita uma bebida indiana chamada Lassi.

Lassi é uma bebida sagrada. Ela é uma espécie de iogurte mais leve, batido com uma pitada de erva doce e cardamomo que dá um gosto incrível à bebida. Ela é realmente deliciosa. Além de ser refrescante, aliviando a comida bastante condimentada dos indianos, ela é protéica e o cardamomo tem diversas propriedades medicinais ayurvédicas.¨

Essa é a teoria, na prática, meu paladar está se adaptando!

Adicionar especiarias ao leite e ao iogurte é a forma de apenas digerir a parte boa desses alimentos, visto que, o leite e seus derivados são grandes criadores de muco e portanto, prejudicial ao organismo humano. Rosas, funcho (erva- doce), cardamomo, gengibre, mel são algumas das coisas que adicionamos.

O sabor não é o que estamos acostumados, mas a sensação posterior, a refrescância que fico a sentir no corpo por até horas depois da bebida, é uma grande satisfação nesses tempos de imenso calor!

Para as pessoas do tipo Vata e Kapha (doshas), o lassi deve ser feito da seguinte maneira:

1/2 copo de iogurte
1/2 copo de água
1 colher chá de mel
1 pitada de canela em pó
1/2 colher chá de gengibre em pó
1 pitada de pimenta- do- reino
1 cardamomo moído

Bater o iogurte e a água no liquidificador por um minuto. Adicionar os demais ingredientes e bater novamente. Beber em seguida!

Saúde e Paz para todos nós!

Fonte da receita, o livro: O sabor da Harmonia, de Laura Pires, minha terapeuta ayurvédica!

Musiquinha para beber lassi bem feliz:

http://www.youtube.com/watch?v=ScbSaGIRf9w

Dia 576- Perseverança!


Perseverança!Rs!

A janta que fiz ontem para B: Lasanha à bolonhesa e de sobremesa, brownie do Luiz (em tempo: As aparas de um brownie sensacional cuja fábrica fica bem ao lado da minha casa).

Enquanto que o meu...

Pão integral torrado com geléia de morango e chá de erva- cidreira.

E descobri que ao final, ganhei controle de mim!

Paz e Luz!

Dia 575- Almoço do dia!

Podemos ficar em forma e ser fisicamente saudáveis, mas ainda infelizes, preocupados e tensos.

A Iridologia mostrou- me o caminho, onde eu deveria cuidar, o que eu deveria prestar atenção, o que comer, como comer.

A Ayurveda, a ciência da Vida, a medicina milenar (mais de cinco mil anos) indiana, junto com o irisdiagnóstico, que faz parte dessa ciência (sou como o clínico geral, o olho, o raio X e a ressonância mais avançada) trouxeram- me a disciplina e o caminho para ser Mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são).

E se todos à minha volta dizem: ¨Isso é muito difícil, não conseguiria largar tal e tais coisas...¨

É que uma coisa que aprendemos com a Ayurveda é que se nós não podemos controlar a mente, significa que não estamos no controle. Se nós não estivermos no controle, então ficará mais fácil enxergar como a vida pode nos esmagar.

O meu mergulho e a minha entrega nesse caminho, abrindo mão definitivamente de coisas que amava comer e que agora não posso chegar perto, abrir mão de sentimentos e posturas tão enraizadas é pular um muro que ergui para mim ao longo de uma vida e achava intransponível.

Mostro para mim que meu maior inimigo sou eu, por todas as vezes que cedi à tentações alimentares, mesmo sabendo que mal me faziam e por todas as vezes que cedi à raiva e escolhi a mágoa para seguir por essa vida.

Entreguei os pontos, reconheci meus erros, fiz minhas escolhas (alimentares, amigos, parentes), preparei o terreno (a casa para as novas mudanças, o ambiente, a cozinha,o ar em volta, os familiares, os amigos, meu terreno interno), planejei minunciosamente, estudei e agora pratico.

Sabia que não seria fácil, sei que daqui para frente muita gente que já me tem como fresca, agora vai falar de boca cheia, porque terei eu mesma que fazer minha comida, não é tudo que posso comer e se não tiver entedimento do meu processo, melhor não convidar! (Se for pessoa boazinha, deixará eu usar as panelas e fazer almoço para todo mundo ou apenas minha parte!)

Mudo e mostro que é possível também para os meus familiares e meus pacientes.

Dentro dessa medicina milenar, muitíssimo mais avançada que a nossa, que tem curas para enfermidades que aqui os médicos nem fazem noção da causa, muito menos da cura; De uma medicina que não trata seus pacientes com: ¨É virose e vá para casa¨; Uma medicina onde corpo, emocional e espírito são tratados juntos; Uma medicina onde vejo pessoas tratarem esclerose múltipla (sem medicamento), hepatite (sem usar interferon), câncer (sem quimioterapia) apenas com: Alimentação, fitoterapia, Yoga, massoterapia, meditação e pranayamas (respiração) como passo para vocês.

Daqui para frente serei mais rígida com quem cuido, porque agora posso cobrar! Porque eu só cobro do outro, se eu já cumpri minha parte! E quem for tratar- se comigo e quem ainda se trata, saberá que será assim!

Na foto: Meu almoço de hoje! Salada de folhas: Alface, Rúcula, Agrião e Espinafre, palmito e broto de feijão; Macarrão feito com guee e masala; Faltou tirar a foto das verduras cozidas no vapor e chá de erva- cidreira para beber!

¨O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for tua vontade, assim serão teu atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino.¨
Brihadaranyaka Upanishad

Paz e Luz, pessoas que eu amo! Paz e Luz!

Ana

Dia 574- Mudanças do bem

E estou cá, numa semana de muitos desafios. Tirei 7 dias para uma desintoxicação profunda. Estou em meios a alimentos feitos de maneira que nunca fiz na vida (algumas coisas realmente gostosas, outras não tão gostosas e outras verdadeiramente de gosto nada agradável para mim); ervas das mais diversas; muita meditação; muita massagem, ontem uma das minhas terapeutas ayurvédicas veio aqui aplicar a massagem odwartana e amanhã irei lá pro Leblon para fazer essa mesma massagem, mas ainda mais profunda (eu saio da sessão zonza, zonza); E um enfrentamento de pensamentos contraditórios, desafiadores...

Ontem, marido sentou ao meu lado com um pacote de chocolate e café, duas coisas que absolutamente não posso comer e sentir o cheiro, ver a mastigação foi arrasador. Fiquei calada durante toda a ação dele, controlando o impulso de pedir um e isso me deu uma dor de cabeça, mais pelo cheiro do café (que sinto imensa falta), saí da sala com a cabeça explodindo. Apliquei reiki e dormi.

Tenho feito laudo de leve, porque essa semana é minha. Passo a maior parte do tempo na cozinha- preparando cada refeição, vigiando cada pensamento, calculando todas as minhas tarefas.

Na foto: Parte da minha feira, que chegou da Índia, os chás, as especiarias, o sal do Himalaia (sim, de lá mesmo, da rocha), Haritaki (um medicamento muito interessante, feito de tubérculos da Índia, depois falo dele), lendo o livro de lançamento do Marcel Souto Maior- Kardec e fazendo as muitas receitas passadas, pelo livro da minha terapeuta Laura Pires.

A minha relação com a comida mudou. Se antes era prazeroso fazer, agora e além disso, tornou- se uma ação quase religiosa. A cada erva e/ ou especiaria que pego para usar, olho para o que vejo e penso: ¨Nossa, como Deus é incrível, Ele pensou mesmo em tudo...¨

Cada coisa colocada na comida, o mel, o sal, todos são medicamentos para mim. Todos cumprem uma missão. Uma missão deixada pelo nosso criador- Deus do Universo, que nos apara em cada coisa...coisas que antes parecia pequena ou eu não prestava atenção...

E fico aqui, nesse processo de expurgar sentimentos, emoções, alimentos que não servem mais, tudo que for excesso e tudo que for passado, para que nesse presente seja a preparação de um futuro muito melhor, com mais amor, sem dor, sem tristeza, sem mágoa.

E o tempo, a perseverança e a ayurveda cumpram sua missão e eu, o meu caminho...

Que assim seja,

Excelente domingo!

Paz e Luz!

Dia 573- Café- de- hoje

Dando o bom exemplo:

Uma fruta que deve variar a cada dia, torradas de pão integral, geleia de frutas sem açúcar (esse de damasco) e chá (esse de camomila).

Amem- se pessoas, amem- se!!

Cuidem- se!

Que Deus os proteja!

Paz e Bem!

Dia 572- Mudanças para o bem!

Ok, meteram o pé na jaca o ano inteiro, vivem a sentir cansaço, sentem- se deprimidos e culpam o mundo...

Ó meus senhores, verifiquem, ora pois, se o mal não é falta de vitaminas!

E de onde elas vem? Do frasquinho de Centrum?Do pharmaton?

Nãooooooooooooooo (e não me tomem esse negócio porque faz mal)

Você exige do seu filho concentração nos estudos, mas dá para ele de lanche: Salgadinho e biscoito recheado. Assim ninguém raciocina direito, por favor!

O corpo precisa de alimentos naturais, de onde tira energia que vem da terra e do sol: Frutas, verduras, legumes, folhas.

E onde mais acha que vai ter energia? Do Red bull? Faça- me o favor...

de trocar ao menos na sua vida, alguns ítens, pois não quero que adoeçam e se matem pouco a pouco por aí.

Vamos lá, as trocas nem são pesadas assim e são MUITO mais SAUDÁVEIS E acreditem- bem mais gostosas!

Primeiro: EVITAR ou TIRAR da sua vida todos os industrializados e consumir mais coisas frescas.

- Trocar refrigerante por sucos de frutas.

- Pão francês por pão integral, pão de centeio ou pão árabe integral (dar preferência às marcas: Pão do Bento, Pão Pitta ou Pão Arte, que são 100% integrais, sem conservantes. Vocês não acharão no mercado, mas o Mundo Verde vende), caso não achem, o do mercado, mas verifiquem atrás se é farinha integral mesmo.

- Farinha de trigo branca por farinha de trigo integral

- Maionese por queijo branco e azeite

- Margarina por manteiga (preferência de garrafa) ou azeite ou óleo de coco

- Óleo de canola (pelo amor de Deus não me consumam isso) por óleo de girassol ou azeite ou óleo de coco

- Caldo Knorr/ Sazon/ Meu arroz (não vão na onda da Ana Maria Braga que teve câncer e não se apruma) por ERVAS! sabem o que são ervas e especiarias hãm? Salsa, salsinha, cebolinha, ceboletes, coentro, tomilho, alecrim, manjericão, canela, cravo, páprica doce, páprica picante, gengibre, curry, cominho, pimenta do reino, alho poró, etc. Tantas opções bem mais gostosas e vocês usando produtos industriais cheios de glutamato, sódio adoçante, ciclamato, coisas que cegam, que deixam as funções hormonais embaralhadas, geram tumores na paratireóide (não percebem a quantidade de gente com tumor nessa área?) e outros tipos de enfermidades.

- Sal iodado por sal marinho (sal grosso)

- Activia por iogurte natural sem sabor (acrescente mel)

- Queijo amarelo (sim o mussarela) por queijo branco, queijo minas ou ricota

- Polenghi (por favor, vocês acham lindo e chic comer esse queijo que não apodrece fora da geladeira, mas apodrece você. Como se deixam enganar...) POR queijo minas curado ou ricota

- Nescau e Toddy POR cacau em pó ou achocolatado NATIVE

- Leite em pó (que tem tudo, menos leite) POR Leite líquido (preferência o de saquinho, depois o de garrafa de vidro e por último o de garrafa plástica, evitem o de caixinha com conservantes)

- Mate e Icetea POR chá de ervas naturais (sem saquinho). Tá na praia- beba ÁGUA ou ÁGUA DE COCO ou leve seu suco.

A pior coisa que acho é julgar- se chic porque toma leite ninho, queijo polenguinho, chá mate na praia e se matando pouco a pouco...a pior coisa, meu amigos, é a ignorância e deixar- nos levar por propagandas muito das enganosas, de empresas que não estão nem aí com as suas saúdes.

Por um 2014 mais saudável, sem cansaço, sem depressão, sem irritar- se (porque você fica enFEZAda (o), cheio de fezes dentro do corpo).

Por um 2014 mais FELIZ e de pessoas mais CONSCIENTES!

Rezo por grandes mudanças em suas vidas!

Paz e Luz!

Ana Lôbo Lima
(Consultora de Qualidade de Vida, Organizadora e Professora do Curso de Iridologia do Equilíbrio da Essência do Rio de Janeiro, Iridologista, Practitioner e Terapeuta Floral de Bach, Reikiana)
CBO 3221- 25/ Registro 3.054
E- mail: ana.alslima@gmail.com


Na foto: Todas as minhas ervas e especiarias que uso todos os dias para cozinhar. Ao usá-las, diminui- se muito na quantidade de sal, que muitas vezes, nem coloco. E olha que nem mostrei ainda a parte dos chás!

Dia 571- Suco de uva integral

Eu não tomo álcool algum, mas tomo sucos integrais da melhor qualidade!

Esse é o premiado desse ano, 100% uvas bordô da Vinícula Nova Aliança, do Rio Grande do Sul!

Supèrbe!


Bjo imensooo!!!

Paz e Luz!

Dia 570- Reprise de ¨A Viagem¨ no canal Viva

Essa novela, com esse texto final LINDÍSSIMO será reprisada à meia- noite no Canal Viva a partir de 7 de Abril de 2014.

E claro que, apesar de ter visto todas as três vezes, eu volto a assistir felicíssima, porque juntamente com Mulheres de Areia, acho essa novela muitíssimo bem feita!

"Hoje, de algum lugar longe dessas terras

Há um doce olhar só pra você

Um olhar especial

De alguém especial, de distantes origens

Um olhar de um justo coração que pulsa só a vida

Que sorri porque ama plenamente

Sem julgamentos, preconceitos nem prisões

Hoje, como ontem, longe desses céus

Há um encantado olhar só pra você

Nesse olhar vai para você a magia da luz

A simplicidade do perdão

A força para comungar com a vida

A esperança de dias mais radiantes de paz

¨Hoje, de algum lugar dentro de você,

Alguém que já o amou muito e ainda o ama

Diz para você que valeu a pena ter estado nessas terras...

Sob estes céus...

Falando de união, paz, amor e perdão

Poder sentir a força que faz você sorrir

E continuar o caminho

Que um dia aquele doce olhar iniciou pra você

Tudo isso, só para você saber que

A VIDA CONTINUA...

E A MORTE É UMA VIAGEM!"

Dia 569- O segredo do bom casamento por Sri Shankar

Muitos de vocês já ouviram falar ou conhece profundamente: Sri Sri Ravi Shankar. Para quem não conhece, saibam: É um líder espiritual indiano, criador da Fundação Internacional Arte de Viver (organização sem fins lucrativos existente no Brasil e em mais 159 países). Sri Shankar ensina uma técnica de respiração para acalmar a mente e deixa um ensinamento muito interessante que divulgo aqui, sobre:

O SEGREDO DO BOM CASAMENTO

Ele diz muito sensatamente que para garantir a harmonia do casamento, as mulheres devem entender que o EGO é algo muito importante para o marido, por isso, suas mulheres não devem NUNCA pisar nele.

Se os parentes, os amigos, o mundo inteiro dizer que ele não é inteligente ou outras coisas mais, a esposa deve ser a primeira a defendê-lo e deve SEMPRE massagear o EGO do companheiro, enaltecendo suas qualidades, desse modo ele sentir- se- á melhor e ficará muito feliz vivendo sem críticas.

Por sua vez, o MARIDO precisa entender que NÃO DEVE MENOSPREZAR OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DA MULHER. Para nós mulheres, esse apoio é fundamental. Completa: ¨Se as suas mulheres estiverem se queixando da vida, dos amigos e dos familiares e você, marido, menospreza o que ela está dizendo, com certeza, a mulher se virará contra você e começará, então, a reclamar de você¨.

E finaliza: ¨Não peçam homem e mulher: Prova de amor. Ao contrário, pergunte porque ele ou ela ama tanto você.

Porque antes de exigir algo, você precisa refletir sobre como se relaciona com alguém, se tem sido companheiro (a), se tem satisfeito essa pessoa e quanto pode influenciar- lo (a) a mudar.

Mas antes de avaliar isso no outro,temos que avaliar isso em nós e só podemos cobrar do outro o que damos também a ele.¨

Agora me digam, Sri Sri Ravi Shankar não é mesmo muito sensato?!

Pois acho mais que certo!

Paz e Luz!

Na foto: Meu bolo de casamento! Saudade dele! Para deixarem com saudade também, recheio de cima para baixo: Damasco; Doce de leite com coco; Brigadeiro! Deli, delícia!!

Dia 568- Gentileza gera Gentileza

¨NUNCA deixar para depois as boas notícias, os cumprimentos, as gentilezas.¨

Otto Lara Resende

(Otto foi um grande e sábio jornalista e escritor brasileiro)

Tenho a mais plena convicção que todas as situações de dor causadas por adversários que tive na vida foi pelo fato de eu não ter dito o que eu queria, na hora que me cabia. Poupei meus oponentes (aliás, todas mulheres) do fel que trazia na boca. Porque no fundo, mesmo aos meus inimigos, eu tive compaixão e sabia que as palavras duras que eu gostaria de lhes dizer, poderia lhes causar dor tamanha (porque se for pra doer, tem que ser na ferida).

E eu não respondi. Eu me calei. Engoli. Passei por boba, como dizem por aí...

Mas tenho também a certeza que não poupo elogios diários, carinhos e doses cavalares de afeto aos que quero bem!

Sou do tipo que dizia todo santo dia, para a minha matriarca, depois de cada refeição: ¨A comida está excelente, você é fantástica na cozinha, mãe!¨

Digo para os meus sobrinhos, constantemente: ¨A tia está longe, mas pensa em você todos os dias e te ama muito¨.

Digo por segundo (exagero, mas quase isso! ) ao meu consorte: Te amo muito!

Beijo Zanzi (minha planta) quando acordo.

E sou sincera quando digo: Gosto de vocês!

Porque Otto Resende, não poupo nada nessa vida e se é amor, tem que ser dado em montanhas e montanhas e montanhas...e montanhas!

Paz e Bem!

~  <3 ~

Dia 567- Café- da- Manhã

A mudança de alimentação e hábitos foi feita gradualmente por longos 8 anos.

A preocupação com que eu como, trocar pão branco por integral, comer mais frutas, mais verduras, sempre foi hábito da minha casa, mas intensifiquei mesmo depois de mais madura. Foi aos 24 anos que tive mais consciência do que comia, pois sofria de uma gastrite infeliz que atrapalhava- me a vida, os passeios, as viagens.

Mas foi com a Iridologia que radicalizei um pouco mais. Tirei o álcool, fiz novas substituições e a água se antes esquecida, virou companheira de fé, na bolsa, na mesa de trabalho, na mesa da sala.

Ter conhecido a filosofia hinduísta por meio do Gurudev, o grande professor de Iridologia da atualidade e através dessa filosofia, procurar estudar a medicina milenar indiana (uma medicina que tem 5 mil anos e muito, mas muito mais avançada que a nossa), foi caindo sobre os meus ombros uma maior responsabilidade. E eu só cobro o que dou...

Aqui no Rio, tenho alguns amigos hinduístas e isso foi firmando minha fé pelo que via neles. São pessoas sensatas, amorosas, zen e lindas por dentro e por fora, porque uma parte reflete a outra.

A alimentação estava boa, mas sabia que não era suficiente, sabia por alguns sintomas que tinha que ser de acordo com meu dosha (um outro momento explico). Procurei então, uma terapeuta Ayurvédica, restruturei minha cozinha com maior quantidade de ervas e temperos e organização das novas disposições, porque sem isso não faço nada, fico perdida, sem cada coisa em seu lugar (Sou chata) ! E com muito, muito estudo e planejamento para dar início a essa nova vida.

A adaptação não é ao paladar (eu adoro comida indiana), mas pensei que abrir mão de algumas coisas que gosto tanto, fosse doer mais, mas não foi. O bem- estar gradual vale cada segundo sem todas as coisas que tanto amava.

O lado de cá está cheio de trabalho: Conciliando atendimentos, dar aula, laudos a fazer, minha terapia, fazer minhas refeições, cuidar da casa e dos serviços domésticos , cumprir minhas metas, dar atenção a Beto e às vezes, emprestar meu ombro amigo às pessoas que me ligam, mas eu ando cá, contentíssima! E quando tiver mais tempo, vou lhes descrevendo tudo com mais detalhes.

Paz e Luz!

Na foto: Meu café- da- manhã de hoje para dar bons exemplos! O Pão deve ser 100% integral, indico: Pão do Bento, Pão com arte ou Pão Pitta (todos são vendidos no Mundo Verde) e não tem o gosto esquisito daqueles do mercado, são tão gostosos que dá para comer puro! Bom, pão com geleia de damasco sem açúcar, uvas cor de vinho e chá de camomila. Quando eu peço para as vossas senhorias tomarem chá, eu falo disso: Chá com ervas de verdade, não daqueles de saquinho, pois sim?!

Passem bem essa quinta! Que Deus os proteja e os guarde!

Com amor,

Ana

Dia 566- Fofurices!

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!

Minha solução para a quantidade de café que de agora em diante posso tomar por dia, apenas isso! Então nada de garrafa, nem máquina de expresso, nem cafeteira italiana, apenas essa pequenina xícara e seu pequenino coador.

Pois sim!

Vai uma xícara de café bem quentinho coado na hora?!

Paz e Luz!

Com amor,

Ana

PS: Achas que tomo sozinha? Que nada, eu e Clion (o duende) que gosta mais de café que eu! Rs!

#porqueamomomentosdeternura!

Dia 565- Aceitação


¨Quando a mediunidade eclode, ela não quer saber se você crê, se você quer e se você pode...¨

Dia 564- Presente!


PRESENTE!

Maravilhoso chocolate francês das mãos generosas da Mariza!!

Mais uma vez, MUITO GRATA!...Ver mais

Dia 563- Receber


Meu carinho na forma de lanchinho da manhã para a querida Mariza!

Maravilhoso tê- la conhecido!

Que Deus te ilumine e proteja sempre!

Obrigada pela confiança e pelo carinho!

Paz e Luz!



Na foto: bolo indiano com muitas camadas de recheio e pãozinho de queijo!


Dia 562- Mãe Menininha do Gantois

¨O trato desumano, os escravos muitos, os senhores rompendo galas, os escravos nus;Os senhores banqueteando- se, os escravos morrendo à fome;Os senhores nadando em ouro e prata, os escravos com ferros.Estes homens não são filhos do MESMO Adão e da MESMA Eva?Essas almas não foram resgatadas com o MESMO sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo?Esses corpos não nascem e morrem COMO OS NOSSOS?¨

O sermão foi feito pelo Padre Vieira, no século XVII.

SÉCULO DEZESSETE.

Aonde estamos?

SÉCULO VINTE E UM.

Ah pois, enquanto ficas irritado com o atraso da mulher que demora a se arrumar ou do homem a chegar, devias mesmo se preocupar com o atraso de pensamentos, de comportamento, de achar que a sua religião, seu time, seu partido, sua casa, sua família, seus filhos, seu parceiro, sua parceira, seus amigos, seu trabalho, seu templo religioso, sua profissão, sua COR é melhor que da casa ao lado.

Quantas reencarnações mais precisa para aprender a respeitar, Ó ser difícil?

Não vamos nos atrasar mais sob nenhum aspecto.

E tú achavas que os jesuítas eram todos ruins?

OH não, muitos forem expulsos de nossa terra por criticar comportamentos dos soberanos.

Na foto, mãe Menininha do Gantois.

Acho que deve ter sido mesmo difícil engolir a aparência e a cor de uma mulher que se fez soberana por sua sabedoria e carisma. Uma mulher superior a muitos brancos que conheço, porque podemos falar aqui em superioridade de espírito e Mãe Menininha era um ser de luz.

Paz e Bem!

Excelente Semana!

Dia 561- Mãe Stella de Oxóssi

Passei por uma crise de consciência daquelas!

Eu, pesquisadora nata, com pós- graduação em Religiões, especialização em turismo religioso, mais especificamente católico, conhecedora das religiões protestantes, do hinduísmo e completamente do espiritismo, baiana de nascença e totalmente alheia às religiões afros do meu estado.

Uma vergonha. Isso não estava certo.

Como posso amar acarajé, dendê, batuque de tambor, achar linda a capoeira e quando chegava na religião que eu nem conhecia, só de ouvir falar ( e povo fala o que bem quer) afirmava: Esse espaço respeito, mas não é a minha.

De fato, não criticava quem o frequentasse, afinal, todos meus grandes ídolos eram assíduos: Caetano, Gil, Mariene, Bethânia, Gal, Vinícius de Moraes, Baden Powell, Caymmi, Jorge Amado, Zélia Gattai. E só pelo fato deles fazerem parte, isso me gerava certa curiosidade.

O por quê do meu distanciamento, eu já sabia: Ignorância. Agia como todas as pessoas que eu criticava por não saber nada sobre a religião que eu professo fazer parte e que ficavam a dizer um tanto de inverdades sobre ela.

Agia com preconceito, medo e total desconhecimento.

Falta de onde pesquisar nos tempos de hoje? Conversa fiada.

Eu tenho um monte de livros comprados por mim mesma sobre o candomblé.

Meu próprio orientador na minha pós graduação em docência em Turismo, era um grande pesquisador com muitos livros sobre a religião afro (mesmo sendo ele, um padre!). E tendo me especializado em religiões, tive que explorar todas elas, especialmente as mais antigas.

Confesso, que quando chegava às religiões africanas, eu lia o básico do básico, como se ao ler qualquer coisa, algo de muito ruim fosse me apoderar.

Claro que esse comportamento era fruto de muitos anos de associação do candomblé à coisas do demônio.

Mas antes de achar que era, eu tinha que saber.

Quando uma amiga contou- me seu sonho com orixás e pediu- me para decifrá-lo, eu disse: ¨Lamento, não sei nada sobre esse assunto¨. E isso me gerou um incômodo e dias de reflexões.

Separei todos os meus livros, mas antes comecei por uma série de vídeos com a que ocupa o assento 33 e tornou- se uma das ¨imortais¨ na Academia de Letras da Bahia: Mãe Stella de Oxóssi.

Tendo eu um livro sobre ela, comprado em 2004, data de formatura da minha primeira graduação, venci todos os meus receios e devorei o livro em dois dias! Está aqui um livro antes limpo, agora cheio de rabiscos, recados, lembretes, frases e considerações.

Agora eu, Ana Alcina, cheia de posses de informações sobre Mãe Stella e religiões afro, posso verdadeiramente dizer, entendo um tantinho do candomblé, que agora tem todo o meu respeito e admiração.

Abaixo à ignorância, nos seus mínimos detalhes.

E minha pesquisa continua...

E esse livro: Indico!

Paz e Bem!

Iridologista Ana Alcina Lôbo

Dia 560- Ossanha



¨A este Orixá pertence todas as folhas medicinais e ervas utilizadas nos rituais de Nação, por este motivo, temos um Orixá muito respeitado e cultuado em todos as Casas de Religião, podemos dizer que Ossanha possui a solução para todos os problemas relacionados a cura de enfermos, tanto material quanto espiritual.¨

http://www.youtube.com/watch?v=d81M1guejXQ

Canto de Ossanha
Vinicius de Moraes

-"O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor"

Deaaá! Deeerê! Deaaá!

O homem que diz "dou"
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tou"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...(2x)

Excelente domingo!

Paz e Luz!

Dia 559- Livro

Quando elogiaram a minha escrita e pediram que eu escrevesse um livro, eu falei: ¨Mas um livro sobre o quê?¨

E fiquei dias pensando nisso, embora também tenham sugerido que fosse um apanhado das postagens que faço todos os dias no facebook. Mas como essas mesmas postagens já estão no blog, acho que não faria muito sentido, já que o disponibilizo de graça por lá e não penso em fazê- lo de outro modo.

O fato é que o que essas minhas amigas- leitoras ansiam é ter à mão todas essas ideias que parecem aos seus olhos, uma espécie de guia do bem viver.

Mas para ser bem sincera, acho muita pretensão da minha parte disponibilizar um guia do bem viver.

Pensando bem, eu poderia escrever não uma obra de ficção, mas uma obra de mim mesma. Seria o que vocês querem, também um guia do bem viver, se olharmos pelo lado de que sou uma sobrevivente!

Minha história de vida é permeada por tantas situações de superação, não do tipo perda de casa, de dinheiro (a não ser os vinis que vendi à preço de banana e descobri aqui no Rio que são verdadeiramente caros cada um), mas não é mesmo esse tipo de superação.

A minha história de superação é ao contrário do que se espera. É a história de uma menina não- órfã, que ganhou muitos pais e muitas mães e por isso mesmo, muitos problemas para administrar. A história de alguém que transpôs sentimentos e transformou o que estava predestinado a ser uma vida de muitos insucessos à uma estrela de cinema.

Só que não.

Penso que o verdadeiro sucesso que tive na vida foi ter ganhado dignidade e respeito por mim mesma, sem precisar do consentimento de ninguém por isso.

E assim começo o meu primeiro livro.

Dedicado à Silene Costa, Tais Andrade, Graça Lima, Julia Rodrigues, Milena Soeiro, Elizabeth Singer, Lindalva Almeida, Fernanda Marcacini que tiveram a generosidade em me dizer: Escreva um livro.

Em homenagem ao meu blog, eis que inicio: 


 Ana, minha vida nesta vida.

Dia 558- Um dia...

Um dia eu tive uma amiga, uma amiga que achei que era pra toda vida, éramos vizinhas e crescemos juntas! Tínhamos muitas coisas em comum: Os nossos pais (biológicos) haviam nos abandonado e as mães (biológicas) eram muito complicadas! Isso nos angustiava. E essa dor nos unia, consolávamos uma a outra nos momentos de tristeza.

Mas eu sempre busquei respostas na religião, na terapia, nos livros! E quando alcançamos a vida adulta, ela começou a perceber que as semelhanças que nos unia não existiam mais.

Pelo bem da verdade, devo dizer que eu estava em mais vantagem, tive pais adotivos (minha amiga não, teve que conviver com a mãe em desequilíbrio), tive muitos irmãos (ela, filha única), então, de certa forma, é como se a vida tivesse me compensado.

Por todas as condições que criei ao ir atrás das verdades que me confortassem, eu tinha uma visão mais positiva da vida, ela não.

Eu tinha mais bens materiais, não só porque comecei a trabalhar muito cedo (comecei a dar aulas com 13 anos), mas porque havia muita gente (5 irmãos mais velhos, o pai e a mãe) para dar o que eu quisesse. E isso passou a ser realmente um incômodo. Muito embora, ela usufruía das minhas roupas, meus perfumes, minha maquiagem e o que mais quisesse. Eu sempre dividi.

Mas um dia, esse mergulho na dor e o sentimento de vitimada pelo mundo passou a ser uma constante e não havia discurso meu que calhasse e eu passei a ser a bruxa má da história.

Espiritualmente falando, isso tem várias implicações, como a atração de espíritos malfazejos, mas nem entrarei nesse mérito.

A amizade acabou de vez e o que era para ser algo do tipo: Amigas para sempre, não existirá mais, pois essa história acabou tendo implicações e consequências desastrosas.

Conto tudo isso para dizer, quantas vezes nos prendemos a história e o final que gostaríamos para ela, do que aceitar a nova pessoa.

Quantas vezes pelo passado bonito que teve, uma mulher ou um homem não quer desfazer o casamento; o irmão ou irmã insiste na amizade entre si, mesmo quando um não quer; O filho quer que a mãe ou o pai aceite ele como é; Uma mãe ou pai quer ser amado pelo filho (a); Primos que não se dão de modo algum; Sogras e noras sem jeito para confraternizar; Cunhados que se odeiam, sendo que tudo seria mais fácil se todos se dessem bem no núcleo familiar; Amigos de infância e/ ou adolescência que eram unidos, mas cada um teve experiências diferentes e cada um tomou seu rumo e a amizade não é mais a mesma...

Vejo tanto disso no consultório. Na minha própria história e na minha família.

Para ser feliz, só há um modo: ACEITAR.

E deixar o tempo curar.

É o tempo de crescermos: Nós e o outro; É o tempo das coisas perderem importância; É o tempo da espiritualidade agir; É o tempo de não nos ferirmos mais, não permitir que o outro nos fira e não termos a consciência amarga de termos ferido alguém.

Dar um tempo ao tempo.

Aceitar o rumo da vida.

É nossa forma de proteção.

É também nossa caridade.

Reflitam...

Paz e Luz!

Dia 557- Linhas de estresse

Ok, vão dizer que: ¨Lá vem ela com seu complexo de Pollyanna.¨

Afirmo: Sem ele não dá para viver!

Há tempos que queria lhes falar, por favor, não se ofendam, não quero tirar- lhes o direito, mas apenas mostrar que assim aborrecidos por qualquer coisa, geram- lhes problemas que nem imaginam!

Compreendam que quando apertam aquele símbolo do planeta Terra lá em cima e é possível ver os novos recados, quando aparecer pedidos de jogos, é só clicar no x ao lado e surgirá a mensagem de bloqueio e você confirma, assim, aquele pedido para aquele jogo não importunará mais.

Se diante pedidos de jogos, sua irritação aumenta tanto, melhor assumir o quanto anda estressado, porque a vida tem desafios muito maiores que esses e se esse te aborrece tanto, imagino que não saiba resolver coisas maiores, hãm?

Nada que um floral não resolva, mas estamos aqui discutindo o fato de que reclamar pela chuva, pelo sol, pelo calor, pelo vento, fico cá, não aborrecida, mas penalizada.

Sabe, os sábios indianos deixa- nos a importante lição de aceitar as situações da vida e achar soluções pro que tem no momento. Vocês curtem por aí, todas essas mensagens do Budismo, compartilham, mas esquecem e não agem!

Reclamam que só! Mas sempre do comportamento alheio e não mudam os seus próprios!

Ok, tô igual uma mãe chata hoje, mas é para o bem.

Ontem a temperatura era de 41 graus, mas a sensação térmica de 50 graus. Sim, um forno! Praia, nem pensar, imagina como voltaria para casa! Fui para o quarto, reformulei ele todo, de modo a abrigar meu novo escritório, pois o quarto é o único cômodo com ar condicionado. Não era o que eu queria, visto que, tenho meu próprio escritório, mas é a situação do momento, o ventilador não estava dando conta! E ao invés de reclamar porque as coisas não estão no lugar que eu gostaria, simplifico a vida!

Mostro para vocês, essas marcas na íris, essas linhas brancas chamadas anéis de constricção. Vá agora no espelho, dê preferência com luz muito próxima e veja seus olhinhos.

Tem la essas marcas na íris?

Sabem o limite?

Aceitável 3 linhas, para quem mora em cidade grande e uma vida cheia de desafios.

Mas você tem mais que isso né?

Essas são as linhas de estresse, que mostra o quanto anda fora do limite.

Essas linhas passam por cima de vários órgãos e causa variados tipos de problemas.

E você achando que ser estressado é normal...

Aguarde mais alguns anos com esses pensamentos...

Não estou alarmando, estou dizendo que é preciso mais amor por si, mais amor...

Por essa razão, que tanto afirmo, que a Iridologia educa! Uma coisa é alguém dizer: ¨Esse estresse vai lhe matar¨, bem diferente é saber, que de fato, ele pode matar.

Cuidem- se!

Paz e Luz!

Ana Alcina Lôbo Lima
Consultora de Qualidade de Vida
(Iridologista, Practitioner e Terapeuta Floral de Bach, Reikiana)
CBO 3221- 25/ Registro 3.054
e- mail: ana.alslima@gmail.com