sábado, 31 de dezembro de 2011

Dia 34- Reveillon 2012

"O clima nessa noite é de muito movimento. Você irá preferir um programa bastante diferente, quem sabe a bordo de um navio, em uma festa a fantasia, um luau na praia ou em  um ambiente exótico. O objetivo é não passar a virada do ano de maneira convencional. E você vai querer mudar a sua maneira de vestir – nada de roupa comum nessa noite: é necessário um traje novo. O azul-claro é a sua cor neste réveillon. Ela contribui para que você entre em 2012 com uma energia de paz, diminuindo o caos, removendo bloqueios e favorecendo o fluxo de energia vital. "

Confiando nas previsões da net, uso minha pulseirinha azul, não custa né?!E flores para Rainha do Mar. Orações e pedidos feitos, estou pronta! Saúde e Paz a todos e todas!
FELIZ 2012!


Anna

* Fotos: Luiz Lima

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dia 33- Compra

Já aconteceu contigo comprar uma coisa e descobrir em casa que ela não veio?
Pior, que ela foi contabilizada e que era cara (pro meu bolso modesto)?
Dá pra acreditar?
É de perder a cabeça e chorar, como estou a fazer nesse momento...e rezar para amanhã tentar fazer com que a empresa acredite que a mercadoria ficou lá, senão terei de comprar de novo, pois é para presente.
Ai Papai do Céu, ajude-me, por favor!

Beijos desconsolados,

Anna

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dia 32- Providências

"Um coração agradecido não só é a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras."

Cícero

Estou cá a arrumar, limpar, organizar e planejar a casa e a alma para o bom ano de 2012!

Beijinhos,

Anna

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia 31- Tia- avó

Sobrinhos= pessoas que você ama como se fossem seus próprios filhos!
Avó= Dizem que ama seus netos mais que aos filhos.
E tia- avó?
Que sentimento será esse afinal?
Será eu capaz de sentir amor ainda maior que sinto por essa sobrinha, essa sobrinha em especial que brincou comigo na infância, que cresceu comigo, que é uma das minhas melhores amigas, que é também minha afilhada, será que cabe amor maior ainda?
Sobrinha, que é filha do meu fraterno que sinto tanta saudade, pois ele já não está mais nesse plano.
Sobrinha que já defendi tanto, pois a via como criança indefesa.
Sobrinha que agora vai ser mãe!
Sobrinha, você minha caixa grande de emoções, como rezo por ti e desejo a mais plena felicidade e nenhuma, nenhuma preocupação, pois estarei como sempre contigo pro que precisar e para transbordar esse amor além do alcance.
Amo- te!


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dia 30- Filmes!


Se você é como eu e não importa- se nem um pouco em assistir filme pelo computador, fica a minha dica do site onde assisto os filmes que gosto, de graça e sem precisar baixar, é só clicar e assistir! Apague as luzes, prepare a pipoca e faça bom proveito!

http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm


Beijos de cinéfila,

Anna

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

dia 29- Quarto dos filhos


Sempre quis escrever um post sobre esse assunto, com o intuito de alertar com relação a um fato que parece banal e que acontece 99% eu diria, vejo isso em minha própria família e tantas, tantas outras que conheço. Faço minhas, as palavras de Luiz Sérgio, no livro Deixe-me viver, sim aquele sobre aborto, mas não é desse tema polêmico que vou tratar aqui, é outro mais ameno, mas não menos importante. E o livro é este aqui:


Na suíte da jovem nada faltava: Televisão, vídeo, aparelho de som, computador, teclado eletrônico, violão, video- game, enfim, o quarto de uma abastada jovem moderna. Quase de tudo possui, mas falta o mais importante: Cristo. O conforto é merecido, mas a jovem precisa muito mais que conforto, precisa de Deus, de fé, para não deixar perder a oportunidade da vida.”


Esse livro foi editado em 1992, hoje não precisa ser abastado como diz o livro para ter todas essas coisas no quarto do filho, vejo muitos pais esforçados, que não tem tanto assim, mas equipam o quarto da criança, como forma de provar seu amor, outros para competir com o filho do vizinho, mas vamos lá, a ideia é que a maior parte dos pais esquecem de colocar a imagem do Cristo no quarto? Apenas isso? O que eles esquecem é de ensinar o evangelho aos seus filhos, tempos atrás até encontrávamos aqueles quadrinhos com oração da criança, mas hoje nem isso, infelizmente. Há tanto preocupação com a decoração e a TV de plasma para que o filho assista os backyardigans ou todos aqueles programas da direct, mas por favor, senhores pais, aqui também puxo as orelhinhas dos meus fraternos. Vocês estão preocupando- se em falar dos ensinamentos do Cristo para nossas crianças? Ora, ora, isso é o mais importante! Prestem atenção na última frase do autor: Um ser, seja ele criança, jovem ou adulto precisam muito mais que conforto, precisam de Deus, de fé, para que não percam a oportunidade de vida, que é a oportunidade da reencarnação, que é realizada para que possamos evoluir espiritualmente e acreditem, longe dos ensinamentos cristãos, isso é prática impossível, meus caros! Não sejam pois, responsáveis pelo atraso de vida de vossos filhos, Deus os confiou para que fossem os orientadores nessa jornada, que rezo para que seja de muita luz.

Reflitam, amigos, reflitam!

Beijos com carinho,

Anna

Dia 29- Santa Rita de Cássia

Ontem assisti esse filme e até agora estou envolvida por tanto encantamento e achei- me na obrigação de aqui divulgá-lo, primeiro porque ela é uma lição para todos nós, principalmente para nós mulheres, segundo porque o filme é feito com tamanha realidade, sem aquela coisa piegas de filme católico, é uma beleza que não dá pra descrever aqui.

Eu conhecia obviamente Santa Rita, até por ter estudado toda a vida em escolas católicas, mas não conhecia sua história de vida, nem sequer que havia sido casada! Isso surpreendeu- me deveras, pois na minha cabecinha, pra ser santa tinha que ser imaculada (vocês estão me entendendo hãm?!), bom a Nossa Senhora é casada, mas é também a mãe de Jesus, então a julgava ser única! Mas as surpresas não acabam aí : Filha única, foi mãe, viúva, religiosa e estigmatizada (recebeu as chagas de Nosso Senhor Jesus cristo em seu corpo). Nasceu em 1381. Queria ser religiosa, mas casou-se por desejo dos pais. Foi maltratada pelo marido  (que era um assassino, pasmem!) inúmeras vezes. Era tão obediente a ele que nem ia à Igreja sem sua permissão. Após 20 anos de oração, o esposo se converteu e lhe pediu perdão. Um dia, porém, o encontraram assassinado. Seus dois filhos juraram vingança. Santa Rita rogou ao Senhor que salvasse seus filhos antes de cometerem um pecado mortal. Os dois padeceram de uma enfermidade fatal. Santa Rita quis entrar no Convento das irmãs Agostinianas, mas elas não queriam uma viúva. Então, ocorreu um milagre. Ela caiu em êxtase e quando voltou a si estava dentro do monastério que tinha as portas trancadas. Assim, as monjas não puderam negar-lhe a entrada. Antes de morrer pediu para que lhe trouxessem uma rosa e dois figos, acharam que ela delirava, era impossível encontrar tais coisas em pleno inverno! Mas lá estava, ela agradeceu o presente divino e partiu.A roseira, que ainda existe, dá todos os anos , flores em pleno inverno.

Mas escrever dessa forma é resumido demais, para entenderem o meu fascínio, por favor, assistam o filme e depois contem- me aqui! Observem a paixão que devotava ao marido, a forma que educou os seus filhos, sobretudo a fé que tinha no Cristo, não era uma fé cega, como todos nós, havia momentos que ela se desesperava e questionava os desígnios divinos, na verdade, ela até se enfurecia, houve momentos de perder a fé (quando os filhos morrem), mas a dor passa, porque isso acontece, por mais que achamos que a dor que sentimos hoje não irá embora, e é nesse momento que ela se converte. É muito, muito bonito, não tem como não se emocionar com o filme.

Algumas fotos atuais dos lugares que marcam a presença de Santa Rita:

 A cela em que dormia, antes do seu desencarne
 O roseiral em Cássia
  
Outra foto do roseiral
 
 O corpo
 O tronco da videira
 A videira do mosteiro
  *As imagens foram retiradas da internet

Fica aí mais uma dica de filme,
Beijinhos,
Anna


domingo, 25 de dezembro de 2011

Dia 28- Somos todos anjos de uma asa só


Há muito tempo atrás depois do mundo ser criado e da vida completá-lo, Deus estava a conversar com seus anjos. Foi então que, das nuvens, um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção. Ele tinha asas lindas, brancas, imaculadas. Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou:

-“Senhor...visitei sua criação como pediu. Fui a todos os cantos. Estive no sul, no norte. No leste e oeste. Vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma de suas crianças humanas. E por ter visto, vim até o Senhor... para tentar entender. Porquê? Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós, anjos, temos duas... podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos. Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. Mas os humanos, com sua única asa, não podem voar

- “Sim... eu sei disso. Sei que fiz os humanos com apenas uma asa...”

Intrigado, com a consciência absoluta de seu Senhor, o anjo queria entender e perguntou:

- “Mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas asas para poder voar... para poder ser livre?”
    - “Eles podem voar sim, meu anjo. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês meus arcanjos. Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas. Embora livre, sempre estará sozinho. Talvez da mesma maneira que Eu. Mas os humanos... os humanos, com sua única asa, precisarão sempre dar as mãos para alguém, a fim de terem suas duas asas. Cada um deles tem, na verdade, um par de asas... uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. Assim, eles aprenderão a respeitar-se, pois ao quebrar a única asa de outra pessoa, podem estar acabando com as suas próprias chances de voar. Assim, meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa, aprenderão que, somente permitindo-se amar, eles poderão voar. Tocando a mão de outra pessoa, em um abraço correto e afetuoso, eles poderão encontrar a asa que lhes falta... e poderão finalmente voar. Somente através do amor irão chegar até onde estou... assim como você, meu anjo. E eles nunca... nunca estarão sozinhos quando forem voar."

    . . . Deus silenciou em seu sorriso. O anjo compreendeu o que não precisava ser dito.

    . . . E, assim sendo, no fim desse conto, espero que um dia você encontre a sua outra asa, para, finalmente, poder voar...

    (Autor desconhecido)

    Beijos de quem já até quebrou a própria asa um dia, mas que hoje já sabe usar duas, 

    Anna

Dia 28- Dia 25 de Dezembro

Jesus, para comemorar seu aniversário, fiz também pra você um mousse que prometia, afinal é de um renomado chef e é muito servido em seu restaurante, confiante nisso, fiz tal qual a receita recomenda e acredite, foi a única cheia de frescuras dessa noite natalina, mas devo-lhe dizer, antes que experimente e outros o façam, que é demasiado enjoativo. Um leve arrependimento passou-me e fiquei a pensar porque não fiz minha tradicional mousse muito mais simples, que dispensa batedeira, banho- maria, tempo de espera e acaba em um minuto? Mas quis fazer- lhe uma surpresa sofisticada e o resultado aí está:

Claro que está gostoso, afinal como não haveria de estar, visto que leva um tablete de chocolate ao leite, porém entendi a falta que um creme de leite faz, bem que desconfiei, ficaria desse modo, menos doce, ou ainda, poderia ter escolhido o meio amargo e não ao leite como manda a receita.
Pois sim, para esquecer a sobremesa que não atendeu totalmente a minha expectativa, indico esse filme, que é hilário, para que deem boas risadas nesse feriado e o espírito natalino permaneçam em suas casas.




Vessela Koleda!
(Feliz Natal em búlgaro!) 

Anna

sábado, 24 de dezembro de 2011

Dia 27- Noite de Natal!

Ah! Eu não resisti, são 23: 21 h e marido já está a ronronar como os gatos, sim, sei que é cedo, tradicionalmente a ceia deve ser servida à meia- noite, mas vá lá, dê- nos um crédito, só estávamos na companhia um do outro, sem as nossas famílias para prolongar a noite. Quer dizer, alto lá, nossas famílias estavam sim, rezamos por ela, colocamos seus nomes num cartão natalino para que os anjos lessem e enviassem nossa mensagem de amor:


Pois sim, não esquecemos dos nossos familiares, vocês ficaram na mesa (o papel, entendam!) conosco durante nossa ceia, que por sinal, mãe, devo lhe dizer que estava sim muito boa!Agora posso ter filhinhos, já sei que sei fazer comidinhas de Natal! Prometi e agora vou provar- lhe:
Estava suculento por dentro e eu mesma o temperei com manteiga, alecrim, tomilho, salsa, pimenta preta...



"Cozinhar não é serviço, cozinhar é um modo de amar os outros." (Mia Couto, in O Fio das Missangas)

Que as luzes do Natal cheguem a todos que amo, familiares e amigos! Agradeço as mensagens deixadas aqui e as enviadas pro meu celular com tanto carinho esta noite- De Laninha, Carlitos Pitanga, Cris, Iracema. Obrigada, Obrigada, Obrigada, vocês encheram meu coração de alegria, preenchendo um pouco a falta que estou a sentir dos meus que neste momento estão em festa. Um beijo imenso em cada um de vocês! Boa Noite de Natal!
Agora, deem-me licença, vou assistir A Turma da Mônica!

AMO VOCÊS!
Aninha

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dia 26- Preparação natalina


(Mais um cantinho da minha casa)

A arrumação física ainda não terminou, amanhã estarei fazendo a ceia: Meu primeiro peru (depois de ler e ver no youtube todas as maneiras de prepará-lo, ouvir todos os conselhos maternos, espero fazer um bom trabalho!), terá também um arroz à grega, farofa, batata palha, salada de batata com maçã e maionese e para sobremesa- mousse de chocolate do Olivier Anquier e rabanadas, que não pode faltar! Para acompanhar, vinho tinto.
A ceia será somente para duas pessoas, eu e meu consorte! Será simples, mas gostosa com certeza!rsrsrs!!!
Mas há ainda os outros, aqueles ainda mais importantes. Você anda a preparar teu lar espiritualmente? Atraindo energias salutares de paz e amor e companhia fraterna dos espíritos amigos? Não deixe de assegurar- se desses detalhes. Esse é o verdadeiro valor do Natal.
Música suave, celestial, incenso e/ ou velas perfumadas ajudam a entrar no clima para uma oração sincera a pedir bençãos do céu para tua família e força em tua caminhada.
Aproveito e peço também pelos que não querem- me bem. Pois sim, ao longo de minha caminhada não agradei muita gente e se prejudiquei alguém, tenho na consciência que não foi intencional, de qualquer modo, rezo por cada um, digo seus nomes (ao menos dos que tenho consciência) e peço que a paz faça morada em seus corações, que um dia tenham- me de boa fé e que sejam felizes, enfim.
E agradeço por tudo que Deus deu-me durante minha existência, por todas as alegrias e dificuldades necessárias para minha evolução espiritual.
Que seja assim pra você também, um Natal espiritualizado e cheio de luz, abrace muito os seus e agradeça a presença deles na sua vida.

Beijos natalinos,
Anna


Dia 26- Convite da Juju

Juju, esse seu convite foi o mais legal que já ganhei! 
E você virou até personagem de quadrinho e fez festa com a Turma da Mônica!
Gostei tanto que vou guardar com muito carinho, 
pensei até em emoldurar e colocar num cantinho de lembranças da minha casinha!
Que Deus te dê saúde e paz e muitos aniversários como esse!
Da tia que muito te ama!





quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dia 25- Trabalho Social Francisco de Assis

 
(imagem retirada da internet)
Queridos padrinhos e madrinhas,

Agradecemos de todo o nosso coração a sua colaboração por mais um natal cheio de alegria.
É com muita expectativa que recebemos os nossos presentes tão esperados durante todo o ano.
Através da sua generosidade, realizamos nossos sonhos e renovamos nossa fé e esperança em nosso futuro.
Aproveito para desejar-lhes também um maravilhoso ano com muita fé e bondade, porque meus queridos padrinhos: Deus ama o mundo por intermédio de nós.

Feliz Natal e Um Ótimo 2012 !

São os votos dos afilhados e todos os colaboradores do Trabalho Social Francisco de Assis.

Agradeço especialmente aos meus irmãos, cunhadas e amigas pela colaboração com o trabalho.

Anna



Dia 25- Reciclagem

Você sabe utilizar bem os vidrinhos que tem na sua casa?
Fiz dois porta- retratos a partir de dois vidrinhos de milho verde!Sim! Por quê não?!rsrssrsr!!!
E coloquei neles duas fotinhas bem significativas- uma ainda recém- nascida no colo da minha avó materna, outro no colo da minha mãe. São as únicas fotos que tenho com poucos dias de vida e antes de ser adotada!
De perto, o efeito é nostálgico, como se fosse possível me lembrar ou viajar no tempo só de olhar...
Esses pequenos vidrinhos em cima são para colocar manteiga e uso como porta- velas!

Beijinhos,

Anna





Dia 25- Felicitações à amiga Andrade!

Hoje é um dia incrível para a minha melhor amiga.
Ela fecha finalmente uma longa estrada da sua vida para trilhar outras.
Por certo, um imenso alívio se faz no coração dela nesse momento.
E eu não vejo a hora de dar-lhe um imenso abraço e dizer-te Tenha Fé, que mais e mais bençãos te chegarão a partir de agora.
Desejo- te  sonhos realizados e que a nossa amizade continue eterna...
Agora é só ALEGRIA!
Deus te abençoe
E que assim seja,
Amém!



Beijos Felicíssimos!

Anna




Dia 25- Arrumação para Natal

Caramba!
E varre e passa e lava e guarda e arruma e cria e cozinha e isso tudo até sábado!
Força! Porque Vale Muito a Pena!É Natal Afinal!
Depois mostro cá o resultado aqui!

Beijos cansadinhos!

Anna





quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia 24- Livros da minha infância!

Ah! Eu fui uma criancinha curiosa (ainda sou) e por conta disso, tornei-me uma viciada em livros!Talvez também pelo fato de ser muito tímida e procurar sempre ficar sozinha, o livro, companheiro inseparável tornou- se meu melhor amigo e eu viajava durante a leitura, podia cair vaso perto de mim, que eu não via, nem ouvia e isso aconteceu de fato!
Parecia que eu estava dentro do livro e a minha ânsia de descobrir tudo que iria acontecer fazia-me terminá-los em poucos dias e muitas vezes em um dia.
Até hoje, tenho um hábito de reler todos os meus livros, mesmo que já tenha gravado todas as cenas, mas quero reviver a emoção que senti ao ler aquelas páginas e as lições deixadas por elas.
Fiz uma viagem no tempo e reuni os livros que marcaram a minha infância e também minha adolescência em ordem cronológica. O critério para essa escolha foi sobretudo livros que desejo que meus sobrinhos e os filhos que quero ter, leiam, não por serem os mais cultos, mas por serem a leitura mais saborosa da minha vida.
Tudo começou assim, eu ainda não sabia ler, mas gostava de ver as imagens dos quadrinhos da Moranguinho, depois veio a Turma da Mônica. 
Depois o primeiro livro: A fada que tinha idéias, começa aí a minha paixão por leituras e por fadas! Além do que a aquarela desse livro, não se vê mais, uma pena!
Godó- Estava na primeira série, um garotinho sofrido, um livro sensível, lindo!
Observando que eu gostava mesmo de ler, meu irmão apresentou-me a fantástica Série Vagalume, o primeiro livro: A ilha perdida, que li tão rapidamente, que ele fez-me uma sabatina, pois pensou que eu houvesse pulado páginas!rsrsr! Depois desse devorei toda a série vagalume, destaque para O caso da borboleta Atíria, que é para mim, o melhor, livro inteligente, surpreendente e muito bem escrito.
Quinta série: Um girassol na janela, linda história, cheia de valores, despertava-me múltiplas emoções, eu chorei e sorri muitas vezes.
Márcia Kupstas e Pedro Bandeira são os destaques pra geração de 80 e acredito que para as novas gerações, li muitos deles, mas começou mesmo com os maravilhosos: Crescer é perigoso e A droga do amor, da turma dos Karas (quem não queria ser um deles?!)



Adorava um romance. Esse se passava em Americana- SP, eu já tinha 13 e foi o melhor da sétima série.

Recordar esses livros é recordar a minha infância, recheada de fantasias, mistérios, alegrias, romances...livros que formaram o meu caráter e faz-me lembrar que fui muito feliz. Sim, eu fui!

"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."
(Bill Gates)

Beijos literários!
Anna

Dia 24- Esmeralda e o Trabalho Social Francisco de Assis







Esse é o Trabalho Social Francisco de Assis, o qual já tive a honra de fazer parte e hoje à distância continuo colaborando pro trabalho, ainda que de maneira muito pequena, mas com muito significado pra mim.
Esta semana desencarnou a idealizadora e coordenadora desse projeto- Esmeralda, que agradeço infinitamente a Deus por tê-la conhecido, não esquecerei  dos conselhos recebidos e da luz da sua presença em minha vida. 
Publico aqui a seguinte nota, que foi publicada no site da APLB:



Esmeralda foi uma pessoa extremamente sensível, caridosa, humilde, verdadeira educadora de pessoas e de almas. Atuando com o sentimento, com a palavra, com o exemplo, dedicou sua vida para fazer o bem. O que marcou a sua existência foi o amor ao próximo e, como exemplo, deixamos uma história: um dia, há 8 anos atrás, ela encheu o carro de gêneros de primeira necessidade e saiu procurando um lugar para fazer o que Jesus sempre fazia: educar e cuidar os mais humildes. Achou um vilarejo entre Cações e Nazaré das Farinhas e fundou ali uma obra social, inspirada em São Francisco de Assis, onde, junto com um grupo de pessoas abnegadas tem  desenvolvido um trabalho com famílias, atendendo crianças, jovens e adultos. Esse trabalho cresceu e reflete, hoje, resultados concretos e visíveis na comunidade.


A transformação que esse trabalho gerou nessa comunidade é inimaginável...
Esmeralda, sei que está muito bem agora, desejo que quando eu crescer, tenha a sua coragem e o tamanho do seu amor pelo mundo.
Que Deus a abençõe hoje e sempre.
Que Assim Seja.

Dia 24- Carta para sobrinhos 3

Ontem foi Aniversário da Júlia, minha sobrinha que fez 4 aninhos. Ela é uma garotinha esperta que só, dona de um inteligência única e de uma mente genial! Tem uma personalidade forte e é também muito engraçada!
Jú, a tia Ana fez esse desenho para você, quando eu for te visitar, vou levá-lo para você vê-lo de pertinho! Estou com muita saudade!
Olha só quem também quer te dar os Parabéns:

Essa é a Amora, ela mora no meu banheiro, é que ela é muito vaidosa e só quer ficar se olhando no espelho!
Ela pede pra te dizer, que é doidinha pra te conhecer!
Venha logo Jujú!
Beijo grandão da tia que muito te ama!

Tia Anna






terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dia 23- Os Gnomos


Os gnomos são seres elementais que vivem em matas fechadas, rochas e margens das lagoas. Cuidam das flores e plantas, árvores e arbustos com muito amor e alegram-se vendo cada flor que desabrocha. Transformam rochas em cristais e dão brilho e cor a todas as pedras preciosas. O gnomos gostam tanto de certas pedras que, às vezes, vão morar dentro delas! Seus pequenos corpinhos de apenas 40 a 100 cm são feitos de substância etérea fina, por esse motivo conseguem atravessar os corpos sólidos como nós atravessamos o ar. Eles acompanham a vida familiar dos humanos com muito interesse, embora para nós, sejam invisíveis. São atraídos por pessoas amáveis e dóceis e não gostam quando veem que os habitantes de um lar cultivando brigas e desordem. Houve uma época em que os gnomos viviam entre os seres humanos. Mas, quando os homens começaram a destruir florestas, eles se ofenderam e desapareceram. Agora eles nos observam de longe e às vezes escolhem certas crianças especiais para acompanhar durante a vida toda.
 Portanto, queridos sobrinhos comportem- se direitinho para ter um gnomo amigo com vocês!

Beijos de Gnomo,

tia Anna

fonte: www.contandohistoria.com